Currículo
Animação e Movimento AM
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Animação > Optativas II e III
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OBJETIVOS GLOBAIS — Conhecer o pré-cinema e obras fundamentais da história do cinema de animação. — Conhecer os fenómenos visuais e as práticas que presidem à perceção e criação do movimento imagem por imagem. — Conhecer os principais contributos da linguagem do cinema de animação no contexto mais vasto da produção cinematográfica. — Desenvolver a análise crítica de obras em animação, com base na sua natureza, vocabulário e universos próprios de cada autor. OBJECTIVOS ESPECÍFICOS — Conhecer do fenómeno da persistência retiniana e das regras básicas de representação do movimento em animação. — Desenvolver conceitos básicos de idealização e planificação de movimentos animados. — Desenvolver os processos de representação em animação por via da prática do desenho. — Compreender as diferenças entre os processos de animação industrial e autoral.
Programa
Animação e Movimento é uma disciplina semestral de introdução à animação na qual se lançam bases para a compreensão da história, práticas artísticas, técnicas e ferramentas específicas do cinema de animação. É objetivo da disciplina fornecer os conhecimentos básicos para a compreensão e exercício da linguagem cinematográfica no contexto particular da animação, bem como para a compreensão do contexto histórico de desenvolvimento do cinema de animação de autor e da indústria de animação, problematizando a sua evolução na contiguidade e influência da imagem cronofotográfica. Pretende-se que, analisando as obras, processos e recursos que resultaram desta influência, se distingam os processos de fabricação em estúdio (que promovem a construção do movimento através da continuidade entre imagens) dos utilizados em certas obras do cinema de animação de autor (que exploram a descontinuidade ao nível da representação do movimento).
Método de Avaliação
Animação e Movimento é uma disciplina teórico-prática e está divida em dois módulos. As aulas serão complementadas pela projeção de filmes de cinema de animação que apoiam a abordagem histórica do seu aparecimento e desenvolvimento. Propõem-se, em cada módulo, exercícios práticos de aplicação dos conteúdos, segundo um método de experimentação da linguagem animada assente na criação imagem por imagem, e nos recursos específicos do cinema de animação. Dos vários exercícios resultam um conjunto de sequências em animação de desenho a partir de estruturas simplificadas, linhas, texturas e volumetrias simples. AVALIAÇÃO: A avaliação incide sobre os seguintes componentes (Cf. RACCE): — Avaliação contínua (AC) - Constituída pela assiduidade e participação nas aulas; — Avaliação periódica (AP) - Constituída pelos trabalhos realizados ao longo do semestre e pelo projecto final dirigido para as áreas de interesse do estudante, integrando os conteúdos abordados acompanhado de dossier e blog; — Avaliação final (AF) - Consiste na apreciação e discussão oral do projeto final e dos trabalhos realizados ao longo do semestre. Caso o aluno seja dispensado da avaliação final, a classificação final (CF) será expressa pela seguinte fórmula: CF = 0,20 x AC + 0,80 x AP Caso o aluno não tenha obtido um mínimo de dez valores na sua avaliação periódica deverá apresentar-se à avaliação final (AF). Nesse caso a classificação final (CF) será expressa pela seguinte fórmula: CF = 0,20 x AC + 0,60 x AP + 0,20 x AF
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Cartoons, 110 Años de Cine de Animación: Bendazzi, Giannalberto 2005 Madrid, Ocho y Médio