Currículo
Desenho de Modelo II DMod-II
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Desenho de Património > Optativas IV e V
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Desenho de Património > Optativa I
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Desenho de Modelo > Optativas IV e V
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Desenho de Modelo > Optativa I
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Desenvolver a experiência gráfica, a partir do estudo das atitudes do corpo humano. Desenvolver a experiência gráfica, a partir do estudo do movimento do corpo humano. Analisar o modelo vivo, individualmente e em grupo, tendo em conta a natureza das acções que decorrem do desempenho das múltiplas actividades do quotidiano. Promover o registo da figura humana através da observação directa. Promover o registo da figura humana através da prática do desenho de memória. Conhecer a morfologia e a expressão própria de cada indivíduo. Desenvolver a prática da composição. Desenvolver a prática da expressão criativa, com recurso à cor, nas diferentes variantes técnicas.
Programa
Figura humana: atitudes. Figura humana: o corpo em movimento. Figura humana: poses individuais e de grupo. Figura humana em contexto: desenho de memória.
Método de Avaliação
O trabalho a desenvolver assenta na prática do desenho de modelo vivo, em ambiente de aula, no contexto histórico e estético da arte contemporânea. As sessões de modelo são complementadas com o estudo de reproduções de obras gráficas relevantes e com a recolha de informação em registos fotográficos que permitam um melhor entendimento de determinadas atitudes e movimentos. A apreciação global dos conhecimentos e competências demonstradas, bem como dos objectivos alcançados é expresso numa classificação que traduz a ponderação relativa de vários critérios — participação e acompanhamento efectivo; volume de trabalho desenvolvido e empenho; integração lectiva e adequação; qualidade do desempenho — aferidos em três níveis de avaliação: (i) contínua, assente no acompanhamento do trabalho nas aulas; (ii) periódica (80%), realizada em dois momentos, incluindo já os dados da avaliação contínua (20%) como parte integrante; e (iii) final (20%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Anatomy: a complete guide for artists: SHEPPARD, J. 1992 New York, Dover.
- The artist’s complete guide to figure drawing: RYDER, A 2000 New York, Watson-Guptill.
- Traité d’Anatomie Artistique: RICHER, P 1996 Bibliothèque de l’image.
- Les Canons du Corps Humain au XIX Siècle, L’Art et la Règle,: BARBILLON, Claire 2004 Odile Jacob, Paris.
- Las estrategias del dibujo en el arte contemporáneo: MOLINA, J. 1999 Madrid, Ed. Cátedra.
- Máquinas y Herramientas de Dibujo: MOLINA, J. 2002 Madrid, Cátedra.
- Life Drawing, A Complete Course: KOLLER, e. l 2008 New York, Dover.
- O Corpo em Movimento: GORDON, L 1991 Lisboa, Ed. Presença.
- The Art of Responsive Drawing.: GOLDSTEIN, Nathan 1973 New Jersey: Prentice Hall.
- Figure drawing: the structure, anatomy, and expressive design of human form: GOLDSTEIN, N. 2004 6th ed., New Jersey, Prentice-Hall.
- Drawing Atelier the Figure,: DeMARTIN, Jon 2016 North Light Books, US.
- Figura Humana, História de las Teorías: BORDES, Juan 2003 Cátedra, Madrid.