Currículo

Desenho de Modelo II DMod-II

Contextos

Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Desenho de Património > Optativas IV e V

Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Desenho de Património > Optativa I

Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Desenho de Modelo > Optativas IV e V

Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Desenho de Modelo > Optativa I

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Desenvolver a experiência gráfica, a partir do estudo das atitudes do corpo humano. Desenvolver a experiência gráfica, a partir do estudo do movimento do corpo humano. Analisar o modelo vivo, individualmente e em grupo, tendo em conta a natureza das acções que decorrem do desempenho das múltiplas actividades do quotidiano. Promover o registo da figura humana através da observação directa. Promover o registo da figura humana através da prática do desenho de memória. Conhecer a morfologia e a expressão própria de cada indivíduo. Desenvolver a prática da composição. Desenvolver a prática da expressão criativa, com recurso à cor, nas diferentes variantes técnicas.

Programa

Figura humana: atitudes. Figura humana: o corpo em movimento. Figura humana: poses individuais e de grupo. Figura humana em contexto: desenho de memória.

Método de Avaliação

O trabalho a desenvolver assenta na prática do desenho de modelo vivo, em ambiente de aula, no contexto histórico e estético da arte contemporânea. As sessões de modelo são complementadas com o estudo de reproduções de obras gráficas relevantes e com a recolha de informação em registos fotográficos que permitam um melhor entendimento de determinadas atitudes e movimentos. A apreciação global dos conhecimentos e competências demonstradas, bem como dos objectivos alcançados é expresso numa classificação que traduz a ponderação relativa de vários critérios — participação e acompanhamento efectivo; volume de trabalho desenvolvido e empenho; integração lectiva e adequação; qualidade do desempenho — aferidos em três níveis de avaliação: (i) contínua, assente no acompanhamento do trabalho nas aulas; (ii) periódica (80%), realizada em dois momentos, incluindo já os dados da avaliação contínua (20%) como parte integrante; e (iii) final (20%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Anatomy: a complete guide for artists: SHEPPARD, J. 1992 New York, Dover.
  • The artist’s complete guide to figure drawing: RYDER, A 2000 New York, Watson-Guptill.
  • Traité d’Anatomie Artistique: RICHER, P 1996 Bibliothèque de l’image.
  • Les Canons du Corps Humain au XIX Siècle, L’Art et la Règle,: BARBILLON, Claire 2004 Odile Jacob, Paris.
  • Las estrategias del dibujo en el arte contemporáneo: MOLINA, J. 1999 Madrid, Ed. Cátedra.
  • Máquinas y Herramientas de Dibujo: MOLINA, J. 2002 Madrid, Cátedra.
  • Life Drawing, A Complete Course: KOLLER, e. l 2008 New York, Dover.
  • O Corpo em Movimento: GORDON, L 1991 Lisboa, Ed. Presença.
  • The Art of Responsive Drawing.: GOLDSTEIN, Nathan 1973 New Jersey: Prentice Hall.
  • Figure drawing: the structure, anatomy, and expressive design of human form: GOLDSTEIN, N. 2004 6th ed., New Jersey, Prentice-Hall.
  • Drawing Atelier the Figure,: DeMARTIN, Jon 2016 North Light Books, US.
  • Figura Humana, História de las Teorías: BORDES, Juan 2003 Cátedra, Madrid.

Secundária

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2.º Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2025/2026 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre