Currículo
Desenho de Modelo III (Composição) DM-III-Composição
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Desenho de Modelo > Optativas II e III
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Desenvolver a experiência gráfica, a partir do estudo das atitudes do corpo humano. Desenvolver a experiência gráfica, a partir do estudo do movimento do corpo humano. Analisar o modelo vivo, individualmente e em grupo, tendo em conta a natureza das acções que decorrem do desempenho das múltiplas actividades do quotidiano. Promover o registo da figura humana através da observação directa. Promover o registo da figura humana através da prática do desenho de memória. Conhecer a morfologia e a expressão própria de cada indivíduo. Desenvolver a prática da composição. Desenvolver a prática da expressão criativa, com recurso à cor, nas diferentes variantes técnicas.
Programa
Figura humana: atitudes. Figura humana: o corpo em movimento. Figura humana: poses individuais e de grupo. Figura humana em contexto: desenho de memória.
Método de Avaliação
O trabalho a desenvolver assenta na prática do desenho de modelo vivo. As sessões de modelo são complementadas com o estudo e pesquisa de obras de arte relevantes. Desenvolvimento progressivo do processo de aprendizagem. Ensaio de processos alternativos. Apresentação e discussão do trabalho realizado. Três níveis de avaliação: (i) contínua, assente no acompanhamento do trabalho nas aulas; (ii) periódica (80%), realizada em dois momentos, incluindo já os dados da avaliação contínua (20%) como parte integrante; e (iii) final (20%), que compreende os registos anteriores e que se considera cumprida no momento da última avaliação periódica. Apenas os alunos admitidos com classificação inferior a 11 ou superior a 16 valores estão obrigatoriamente convocados a apresentarem o seu trabalho em momento subsequente para discussão perante um júri em avaliação final; os restantes estão dispensados, não obstante o direito à discussão do seu desempenho.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Anatomy: a complete guide for artists: J. Sheppard 1992 Dover
- The artist’s complete guide to figure drawing: A. Ryder 2000 Watson-Guptill
- Traité d’Anatomie Artistique: P. Richer 1996 Bibliothèque de l’image
- Les Canons du Corps Humain au XIX Siècle, L’Art et la Règle: Claire Barbillon 2004 Odille Jacob
- Las estrategias del dibujo en el arte contemporáneo: Juan Molina 1999 Catedra
- Máquinas y Herramientas de Dibujo,: Juan Molina 2002 Catedra
- Life Drawing, A Complete Course: E. L. Koller 2008 Dover
- O Corpo em Movimento: Louise Gordon 1991 Presença
- The Art of Responsive Drawing.: Nathan Goldstein 1973 Prentice Hall
- Figure drawing: the structure, anatomy, and expressive design of human form: Nathan Goldstein 2004 Prentice Hall
- Drawing Atelier the Figure: Jon DeMartin 2016 North Light Books
- Figura Humana, História de las Teorías: Juan Bordes 2003 Catedra