Currículo

Desenho de Modelo III (Composição) DM-III-Composição

Contextos

Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Desenho de Modelo > Optativas II e III

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Desenvolver a experiência gráfica, a partir do estudo das atitudes do corpo humano. Desenvolver a experiência gráfica, a partir do estudo do movimento do corpo humano. Analisar o modelo vivo, individualmente e em grupo, tendo em conta a natureza das acções que decorrem do desempenho das múltiplas actividades do quotidiano. Promover o registo da figura humana através da observação directa. Promover o registo da figura humana através da prática do desenho de memória. Conhecer a morfologia e a expressão própria de cada indivíduo. Desenvolver a prática da composição. Desenvolver a prática da expressão criativa, com recurso à cor, nas diferentes variantes técnicas.

Programa

Figura humana: atitudes. Figura humana: o corpo em movimento. Figura humana: poses individuais e de grupo. Figura humana em contexto: desenho de memória.

Método de Avaliação

O trabalho a desenvolver assenta na prática do desenho de modelo vivo. As sessões de modelo são complementadas com o estudo e pesquisa de obras de arte relevantes. Desenvolvimento progressivo do processo de aprendizagem. Ensaio de processos alternativos. Apresentação e discussão do trabalho realizado. Três níveis de avaliação: (i) contínua, assente no acompanhamento do trabalho nas aulas; (ii) periódica (80%), realizada em dois momentos, incluindo já os dados da avaliação contínua (20%) como parte integrante; e (iii) final (20%), que compreende os registos anteriores e que se considera cumprida no momento da última avaliação periódica. Apenas os alunos admitidos com classificação inferior a 11 ou superior a 16 valores estão obrigatoriamente convocados a apresentarem o seu trabalho em momento subsequente para discussão perante um júri em avaliação final; os restantes estão dispensados, não obstante o direito à discussão do seu desempenho.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Anatomy: a complete guide for artists: J. Sheppard 1992 Dover
  • The artist’s complete guide to figure drawing: A. Ryder 2000 Watson-Guptill
  • Traité d’Anatomie Artistique: P. Richer 1996 Bibliothèque de l’image
  • Les Canons du Corps Humain au XIX Siècle, L’Art et la Règle: Claire Barbillon 2004 Odille Jacob
  • Las estrategias del dibujo en el arte contemporáneo: Juan Molina 1999 Catedra
  • Máquinas y Herramientas de Dibujo,: Juan Molina 2002 Catedra
  • Life Drawing, A Complete Course: E. L. Koller 2008 Dover
  • O Corpo em Movimento: Louise Gordon 1991 Presença
  • The Art of Responsive Drawing.: Nathan Goldstein 1973 Prentice Hall
  • Figure drawing: the structure, anatomy, and expressive design of human form: Nathan Goldstein 2004 Prentice Hall
  • Drawing Atelier the Figure: Jon DeMartin 2016 North Light Books
  • Figura Humana, História de las Teorías: Juan Bordes 2003 Catedra

Secundária

Disciplinas de Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2019/2020 - 1.º Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre