Currículo
Desenho II Des-II
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Desenho de Património > Optativas IV e V
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Desenho de Património > Optativa I
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
— Dominar os conceitos estruturais da linguagem gráfica. — Dominar os meios lineares quanto a: natureza; gestualidade; fluência; expressividade. — Dominar a mancha quanto a: valores claro-escuro; hierarquia tonal; qualidade dos grafismos; variedade textural e matérica. — Adquirir capacidade de selecção e síntese na representação. — Abordar métodos variados de registo e processos expressivos diferenciados no desenho. — Experimentar diferentes modalidades de apresentação gráfica, explorando contrastes e tensões entre categorias de opostos. — Adquirir criatividade no domínio da expressão gráfica, desenvolvendo modos próprios de ver pelo desenho.
Programa
1. Meios operativos do desenho: 1.1. Materiais, técnicas e processos do desenho (experimentação; desenvolvimento) 2. Elementos estruturais da linguagem gráfica: 2.1. Linha e mancha; 2.2. Valores lineares / tonais / texturais / cromáticos 3. Elementos da expressão gráfica: 3.1. Caracterização formal (contorno, superfície, volume, espaço) 3.2. Tensão entre categorias gráficas opostas (denso/despojado; suave/forte; leveza/peso; vago/preciso/; figura/fundo; gestualidade/geometria; claro/escuro; acabado/inacabado; etc.) 3.3. Relação entre linha/mancha 3.4. Relação entre processos / técnicas / materiais 4. Modos do conteúdo visual: 4.1. Enquadramento; campo visual; espaço 4.2. Composição 4.3. Ritmo; dinamismo 4.4. Modos de ver (selecção e discurso visual) 5. Aspectos construtivos e funcionais da forma gráfica: 5.1. Estruturação 5.2. Modelação 5.3. Simplificação (acentuação; nivelamento) 5.4. Contrastes 5.5. Variantes expressivas
Método de Avaliação
Exercícios práticos a partir do desenho de observação, organizados em dois módulos, recorrendo a diferentes formas de representação e expressão gráfica e experimentando processos de registo relacionados com os objetivos e conteúdos enunciados, antecedidos de apresentação teórica e de referências, explicitando os temas dominantes e os objetivos a atingir. A orientação é contínua e individualizada, pautada por momentos de debate de turma. A avaliação traduz a ponderação relativa de vários critérios — participação e acompanhamento; volume de trabalho e empenho; integração letiva e adequação; qualidade do desempenho — aferidos em três níveis de avaliação: (i) contínua, assente no acompanhamento do trabalho nas aulas; (ii) periódica (80%), realizada em dois momentos no final de cada por módulo, incluindo já os dados da avaliação contínua como parte integrante; e (iii) final (20%), que compreende os registos anteriores e que se considera cumprida no momento da última avaliação periódica.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Drawing: A Contemporary Approach: SALE, Teel, BETTI, Claudia 2004 5ª ed. Belmont: Wadsworth Group/Thompson Learning.
- The Art of Responsive Drawing: GOLDSTEIN, Nathan 1973 5ª ed. New Jersey: Prentice-Hall, 1999.
- Modos de Ver: BERGER, John 1972 Lisboa: Antígona, 2018.
- The Natural Way to Draw: NICOLAIDES, Kimon 1941 Boston: Houghton Mifflin Company, 1969.
- Drawing on the Artist Within: EDWARDS, Betty 1987 New York: A Fireside Book published by Simon & Schuster Inc.
- How to Draw: A Complete Guide to Techniques and Appreciation: DANTZIC, Cynthia Maris 1999 London: Laurence King Publishing.
- Traité du Trait: DAMISCH, Hubert 1995 Paris: Editions de la Réunion des Musées Nationaux.
Secundária
- Drawing Acts. Studies in Graphic Expression and Representation: ROSAND, David 2012 Cambridge: Cambridge University Press.
- Los Nombres del Dibujo: MOLINA, Juan José Gómez (coord.) 2005 Madrid: Ediciones Cátedra.
- Gramática del Arte: BELJON, J. J. 1993 Madrid: Celeste Ediciones.