Currículo
Geometria: Perspetiva II G-P-II
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Desenho de Património > Optativas IV e V
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Desenho de Património > Optativa I
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Contribuir para a apreensão metodológica do conhecimento das relações entre a forma geométrica e a forma visual e plástica, salientando as vantagens que resultam do conhecimento das leis gerais do desenho geométrico no processo conceptual. Analisar as formas geométricas subjacentes à realidade visual no sentido de melhorar a capacidade de perceção espacial. Aplicar e sistematizar os métodos geométricos de formulação de problemas, análise e procura de soluções no processo de conceção. Desenvolver os conhecimentos necessários, ao nível da representação de formas em escorço, para uma melhor preparação no futuro exercício da prática profissional. Ensaiar e conceber representações conceptuais simples com desenho geométrico em espaços públicos e privados tendo como objetivo criar uma geometria estética no campo da representação da anamorfose e do trompe l’óeil, em suportes diédricos ou triédricos, compostos por dois ou três semiplanos. Neste item serão realizados trabalhos de grupo.
Programa
• Perspetiva linear. • Métodos: das três coordenadas, das coordenadas reduzidas, dos pontos de fuga reduzidos, da inacessibilidade dos pontos de fuga, da costruzione legittima. • Rebatimentos e homologias planas. Teorema atribuído a Tales. Teorema de Girard Desargues. Paralelismo e perpendicularidade de retas e planos. • Representação de superfícies e sólidos delas derivados em quadro oblíquo. • Refletância de formas em espelhos planos. • Perspetiva e fotografia. Restituições e reconstituições perspéticas. • Teorias e métodos de desenho geométrico para a representação e conceção geométrica de anamorfoses em suportes simples diédricos ou triédricos, com trabalho de projeto e resolução num espaço exterior ou interior, público ou privado.
Método de Avaliação
A metodologia de ensino consiste em duas sessões de aulas semanais, cada uma de 1,5 horas, contabilizando um tempo total de três horas. Na primeira sessão teórica são transmitidos os conhecimentos teóricos necessários, recorrendo aos quadros branco e de ardósia, a instrumentos específicos utilizados na área do desenho geométrico, a vídeos didáticos, animações 3D e outras e ainda o software power point. Na segunda sessão prática são apresentados enunciados de exercícios e trabalhos práticos relacionados diretamente com as sessões teóricas. precedentes, podendo os alunos utilizar o software de desenho assistido por computador, ou seja, meios analógicos ou digitais. A avaliação final consiste na média de duas avaliações periódicas. A 1ª avaliação incide nos exercícios práticos e no trabalho de grupo obrigatório. A 2ª avaliação incide no Teste Final obrigatório.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- De la Perspective en Peinture (Prospettiva Pingendi): Piero della Francesca (ed. traduzida e anotada por Jean Pierre Le Goff) 1998 Paris, Medias Res. ISBN: 2-9511719-0-0
- Perspectiva lineal. Su relación con la fotografía: VILLANUEVA BARTRINA, Luís 1996 Barcelona, Edicions UPC (disponível na Biblioteca da FBAUL
- Anamorfosis y artificios perspectivos en la Península Ibérica entre los siglos XVI y XVIII: PINO LÉON, Manuel 2016 Universitat de Barcelona
- Os Espelhos e o Desenho em Perspectiva Linear: TRINDADE, António Oriol 2023 CIEBA, FBAUL
- Um olhar sobre a perspectiva linear em Portugal nas pinturas de cavalete, tectos e abóbadas : 1470-1816: TRINDADE, António Oriol 2008 Ulisboa, Tese de Doutoramento
- Perspective – a new system for designers: DOBLIN, Jay 1956 y Publications (disponível em pdf, digitalizado por António Trindade).Whitne