Currículo
Geometria: Perspetiva I G-P-I
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Desenho de Património > Optativas II e III
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
• Contribuir para a apreensão metodológica do conhecimento das relações entre a forma geométrica e a forma visual e plástica, salientando as vantagens que resultam do conhecimento das leis gerais do desenho geométrico no processo conceptual. • Analisar as formas geométricas subjacentes à realidade visual no sentido de melhorar a capacidade de perceção espacial. • Aplicar e sistematizar os métodos geométricos de formulação de problemas, análise e procura de soluções no processo de conceção. • Desenvolver os conhecimentos necessários, ao nível da representação de formas, para uma melhor preparação no futuro exercício da prática profissional como desenhadores, pintores, escultores, designers, artistas plásticos ou docentes. • Ensaiar e conceber representações conceptuais simples com desenho geométrico em espaços públicos e privados tendo como objetivo criar uma geometria estética no campo da representação da anamorfose e do trompe l’óeil, em suportes planos simples.
Programa
• Perspetiva linear: gramática e caracterização do sistema. Representação à mão livre, considerando pontos de fuga de direções espaciais e outras relações geométricas. • Sistema de projeção central. Perspetógrafo, ponto de observação e ângulo visual. • Conceito de ponto de fuga de uma direção retilínea. Traços e alfabeto da reta. • Conceito de reta de fuga do plano. Traços e alfabeto do plano. • Intersecções. • Métodos de traçado e de representação de sombras: métodos direto ou radial, dos traços e pontos de fuga, dos planos tangentes e rasantes, dos planos secantes, das projeções oblíquas, das sombras virtuais e das superfícies concordantes. • Classificação e tipos de anamorfoses. • Representação e conceção geométrica de anamorfoses em suportes planos com trabalho de projeto e resolução num espaço exterior ou interior, público ou privado.
Método de Avaliação
A metodologia de ensino consiste em duas sessões de aulas semanais, cada uma de 1,5 horas, contabilizando um tempo total de três horas. Na primeira sessão teórica são transmitidos os conhecimentos teóricos necessários, recorrendo aos quadros branco e de ardósia, a instrumentos específicos utilizados na área do desenho geométrico, a vídeos didáticos, animações 3D e outras e ainda o software power point. Na segunda sessão prática são apresentados enunciados de exercícios e trabalhos práticos relacionados diretamente com as sessões teóricas. precedentes, podendo os alunos utilizar o software de desenho assistido por computador, ou seja, meios analógicos ou digitais. A avaliação final consiste na média de duas avaliações periódicas. A 1ª avaliação incide nos exercícios práticos e no trabalho de grupo obrigatório. A 2ª avaliação incide no Teste Final obrigatório.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Perspectiva lineal. Su relación con la fotografía: VILLANUEVA BARTRINA, Luís 1996 Barcelona, Edicions UPC (disponível na Biblioteca da FBAUL
- Anamorfosis y artificios perspectivos en la Península Ibérica entre los siglos XVI y XVIII: PINO LEÓN, Manuel 2016 Universitat de Barcelona. Facultat de Belles Arts
- Um olhar sobre a perspectiva linear em Portugal nas pinturas de cavalete, tectos e abóbadas : 1470-1816: ORIOL TRINDADE, António 2008 FBAUL, repositório
- Desenho e Geometria Descritiva, 12º ano: MOREIRA de SOUSA, Marcelo 1995 Lisboa, ed. Plátano Editora
- Ombres et Lumières: JUNGMANN, JEAN PAUL 1995 Paris, Les Editions de la Villette