Currículo

Design de Informação DInf

Contextos

Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Informação > Optativas II e III

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreender a relevância sociocultural da informação e reconhecer a importância contemporânea do design de informação (OA1); Perceber a evolução histórica e a aplicação atual do design de informação (OA2); Identificar as áreas temáticas de intervenção e os meios de aplicação do design de Informação (OA3); Entender a mecânica da percepção e processamento da informação, em particular de cariz visual (OA4); Identificar os critérios de classificação de dados e os métodos de codificação visual de informação (OA5); Compreender a hierarquia Dados–Informação–Conhecimento–Sabedoria e identificar as inerentes distinções conceptuais (OA6); Reconhecer a dimensão interdisciplinar do design de informação e compreender a sua especificidade metodológica (OA7); Identificar, compreender e explorar o desenho de artefactos típicos do design de informação (OA8). (UC de Nível II)

Programa

1. Informação & Design — A sociedade da informação e a necessidade de design de informação (CP1); — A evolução e a afirmação contemporânea do design de informação (CP2); — O campo alargado de aplicação do design de informação e suas formas de intervenção (CP3). 2. Perceção, Representação e Comunicação — Visão, perceção e cognição: aquisição, processamento e uso de informação (CP4); — Estrutura e representação: classificação de dados e codificação visual de informação (CP5); — Dados—Informação—Conhecimento—Sabedoria: o espectro da compreensão e a geração de significado (CP6); 3. Design de Informação em ação — O cariz interdisciplinar e a metodologia human/user-centered (CP7); — Isotype, um caso histórico exemplar de design de informação (CP8); — Aplicações práticas do design de informação: sistemas de iconografia e pictografia; sinalização e wayfinding; diagramas, infografias e narrativas visuais; mapas temáticos, gráficos estatísticos e visualização de dados (CP9).

Método de Avaliação

Metodologia de Ensino/Aprendizagem (MEA) tem quatro componentes: Expositiva: apresentação dos conteúdos e casos exemplares (MEA1); Participativa: análise e discussão de conteúdos e estudo de casos (MEA2); Experimental: exploração de metodologias e ferramentas dedicadas (MEA3); Auto-estudo: leitura da documentação referenciada (MEA4). A classificação final (0–20) resulta de: 1. Avaliação contínua (AC): assiduidade e participação (10%) 2. Avaliação parcial periódica (APP): aplicação de conhecimento em exercícios teórico-práticos (25%), teste escrito (30%) e projeto (35%). São dispensados de avaliação final os estudantes com média ≥ 10 valores, resultante de AC e APP. Avaliação Final destina-se apenas a estudantes que obtiveram média classificativa entre 7 e 9 valores. Nestes casos, a avaliação final incide sobre reformulações de trabalhos ou realização de um teste escrito, podendo estes elementos corresponder a um incremento de até 20% da média classificativa obtida em AC e APP.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2019/2020 - 1.º Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2025/2026 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre