Currículo
Programação Gráfica PGra
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Sem Seleção de Minor > Optativas II e III
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Interação > Optativas IV e V
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Interação > Optativa I
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Informação > Optativas IV e V
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Informação > Optativa I
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Interação > Optativas II e III
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Informação > Optativas II e III
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Unidade Curricular de Programação Gráfica pretende que os alunos adquiram as seguintes capacidades: a) contextualizar historicamente o aparecimento da programação gráfica no seio da comunidade criativa. b) dominar os conceitos fundamentais da programação imperativa. c) conhecer os principais algoritmos e técnicas do desenho generativo, animação procedimental e criação de sistemas interativos. d) desenvolver uma perspetiva informada e crítica sobre o papel da programação no leque de capacidades do designer. e) desenvolver autonomia na implementação de ferramentas originais de criação gráfica computacional. f) perspetivar a aplicação dos conhecimentos adquiridos em novas áreas de produção gráfica.
Programa
I. Contextualização Histórica da Programação Gráfica — pioneiros da computação gráfica — emergência do design computacional — programação criativa e arte digital II. Fundamentos da Programação Imperativa — estrutura de um programa — variáveis e expressões — controlo de fluxo — funções e objetos — bibliotecas III. Desenho Generativo — sistemas de coordenadas e referenciais — desenho de primitivas gráficas — cor e estilos visuais — imagem e tipografia — composição visual — gramáticas de forma — modelos generativos IV. Animação Procedimental — tempo, movimento e interpolação — simulação física — sistemas de partículas V. Sistemas Interativos — input do utilizador — desenho de interfaces
Método de Avaliação
As aulas, de cariz teórico-prático, são compostas por momentos de exposição teórica dos tópicos a analisar, seguidas da discussão em grupo dos temas acompanhada por exemplos e pelo desenvolvimento de exercícios. A classificação final da unidade curricular resulta da ponderação das seguintes componentes: 1. avaliação contínua (20%) 2. avaliação periódica, em dois momentos (30%+30%): 3. avaliação final (20%) A componente de avaliação contínua compreende a participação em aula, a assiduidade e o cumprimento de prazos. Os momentos de avaliação periódica ocorrem no final dos módulos III e V e compreendem a resolução individual e apresentação em aula de um exercício prático que demonstre os conhecimentos adquiridos. A avaliação final consiste na apresentação de um relatório final escrito que descreve a resolução de uma tarefa de design a ser desenvolvida mediante a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante a unidade curricular.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The Nature of Code: Simulating Natural Systems with Processing. The Magic Book Project.: Shiffman, D. 2012 fornecido pelo docente
- Generative design: Visualize, program, and create with JavaScript in p5.js. Princeton Architectural Press.: Gross, B., Bohnacker, H., Laub, J., Lazzeroni, C., & Frohling, M. 2018 fornecido pelo docente
- Form+Code in Design, Art, and Architecture. New York: Princeton Architectural Press.: Reas, C., McWilliams, C. & LUST 2010 fornecido pelo docente