Currículo

Design de Interação DInte

Contextos

Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Interação > Optativas IV e V

Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Interação > Optativa I

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Design de Comunicação; 1º ciclo; semestral; TP 84; 6 ECTS; nível I A UC de Design de Interação assume como principais objetivos de aprendizagem a aquisição de conhecimentos e competências orientados para a conceção, desenvolvimento e implementação de sistemas interativos, com ênfase no desenho da interação entre agentes (naturais ou artificiais) e na experiência que lhes é proporcionada. É fundamental que estes sistemas interativos estejam cultural, social e politicamente enquadrados, que reforcem valores éticos de equidade, inclusão, sustentabilidade, cidadania e que contribuam para melhores modos de vida. É estimulada uma abordagem projetual exploratória que incentiva a associação das linhas de pensamento crítico à investigação ativa informada pela prática, utilizando as metodologias que circunscrevem o projeto e as tecnologias que permitem a sua implementação. É dada ênfase à perspetiva do Design Centrado no Humano e não-Humano.

Programa

1. Contexto e Princípios de Design de Interação Temas emergentes e o enquadramento Pós-Humanista. Fundamentos de Human-Computer Interaction (HCI), Design de Interação (IxD), User Experience (UX), Usabilidade, Design Universal, Design Emocional, Psicologia Cognitiva, Fatores Humanos e Ergonomia. Perspetivas de Design de Interação: crítica especulativa, ficcional, persuasiva, serviços, social. Investigação, profissão e atividade do designer de interação. 2. Projeto e Processo de Design de Interação Valores éticos para o design: inclusão, acessibilidade, sustentabilidade, cidadania. Códigos e convenções da linguagem visual e design patterns para screen-based media. Design systems, padrões de interação (UI patterns) e dark patterns, modelos mentais e heurísticas de usabilidade. Frameworks para a inovação, UX Design Process, Design Thinking e Design Centrado no Humano e não-Humano.

Método de Avaliação

São utilizados métodos expositivos com exposições orais; métodos demonstrativos através de meios audiovisuais, estudos de caso; e métodos ativos com recurso a tutoriais, workshops e aplicação de metodologias. A ênfase é colocada nos métodos demonstrativos e ativos. As aulas integram uma parte teórica sobre os conteúdos programáticos, estudo de casos, demonstração e discussão de exemplos. E uma parte prática de aprendizagem através do projeto e das metodologias. A avaliação tem carácter contínuo (20%) em que se privilegia a participação e o empenho dos estudantes, a capacidade de comunicação e integração na dinâmica da aula. A avaliação periódica (80%) é composta por dois momentos intermédios de avaliação. São avaliadas as fases do projetoem que se procura aferir a progressão na aprendizagem e a qualidade do percurso desenvolvido pelo estudante ao nível da aquisição dos conhecimentos e das competências pré-determinadas.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The Encyclopedia of Human-Computer Interaction.: Interaction Design Foudation s.d. Interaction Design Foudation
  • What Is Interaction?: Hornbæk, K. & Oulasvirta, A. 2017 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI '17). , New York: ACM, 5040–5052.
  • Characterizing Interaction Design by Its Ideals: A Discipline in Transition.: Höök, K., & Löwgren, J. 2021 She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, 7(1), 24-40.
  • The UX Book. Process and Guidelines for Ensuring a Quality User Experience.: Hartson, R. & Pyla, P. S. 2012 Cambridge: Morgan Kaufmann, Elsevier.
  • Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction.: Preece, J., Rogers, Y. & Sharp, H. 2002 New York: John Wiley & Sons
  • The Interaction Design Research Triangle of Design Practice, Design Exploration and Design Studies.: Fallman, D. 2008 Design Issues, 24(3), 4-18
  • About Face 3. The Essentials of Interaction Design: Cooper, A., Reinmann, R. & Cronin, D. 2007 Indianapolis: Wiley Publishing, Inc.

Secundária

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2.º Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2025/2026 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre