Currículo
Composição de Escultura II CE-II
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Estudos de Escultura > Optativas IV e V
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Estudos de Escultura > Optativa I
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
a. Conhecer e compreender os processos criativos e constitutivos da Escultura; b. Desenvolver e aprofundar as relações com as disciplinas artísticas de escultura e os diferentes laboratórios de escultura; c. Colocar em evidência o carácter meta operativo e comunicativo da atividade artística; d. Promover a criação de cultura científica e a inovação.
Programa
a. O Processo criativo; b. Plasticidade e fluidez; c. Construção e Assemblage; d. O Informe; e. Hibridação de processos; f. Rutura de limites; g. Conquista de novos espaços: Escultura, Natureza e Ecologia; h. Luz e Som; i. Escultura da Imagem em Movimento; j. Espaço Real e o Espaço Virtual; k. Dimensão espácio-temporal; l. Desmaterialização; m. O vazio como negação da forma; n. Desaparecimento do Objeto; o. Virtualidade: um novo espaço; p. Da virtualidade analógica à autonomia virtual do digital; q. O Tempo na obra escultórica; r. O Tempo do escultor (realização); s. O Tempo do Observador; t. O Arquivo e a desconstrução; u. O Eterno e o Efémero; v. Refazendo o espiritual.
Método de Avaliação
Desenvolvimento dos conhecimentos teóricos da área, apresentados temporalmente através de perspetivas temáticas, acompanhadas pedagógica e didaticamente em tempo específico e de apoio individual. O processo de avaliação realiza-se de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências dos Estudantes (RACCE). A avaliação contínua (AC) incide sobre a assiduidade e a integração do aluno no espaço letivo A avaliação periódica (AP) incide sobre a apresentação de um seminário e a realização de um teste. A avaliação final (AF) está dependente do aproveitamento na avaliação periódica. Os critérios de avaliação são a qualidade do aproveitamento explicitado nas respostas dadas ao programa, a frequência às aulas e o nível de integração do aluno. A classificação final (CF) é ponderada do seguinte modo: CF = (seminário 30% + teste 50%) AP +(AC+AF = 20%) AF
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The archive: MEREWETHER, C. 2006 ET 12/866
- Sculpture now: MOSZYNSKA, A 2013 n.a.
- Conceptos Fundamentales del Lenguaje Escultórico: AAVV 2006 E 9/303