Currículo

Sistemas de Representação II SR-II

Contextos

Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Estudos de Escultura > Optativas IV e V

Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Estudos de Escultura > Optativa I

ECTS

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Contribuir para o domínio da representação de morfologias tridimensionais através de registos gráficos analógicos e, posteriormente, através de softwares de 2D e de 3D CAD; Contribuir para a compreensão das estruturas espaciais e para a representação de elementos de morfologias tridimensionais; Contribuir para a apreensão metodológica do conhecimento das relações entre as formas geométricas e as formas plásticas, salientando as vantagens que resultam da aplicação das leis gerais da geometria projetiva aos processos concetuais; Aprofundar o domínio das técnicas de representação espacial através do estudo dos sistemas de projeção; Aplicação do desenho, de modelos tridimensionais e de maquetas físicas, como meios e como instrumentos concetuais para a realização do projeto artístico; Aplicação de softwares de 2D e de 3D CAD. Desenvolver os conhecimentos necessários, ao nível da representação gráfica formal, para uma melhor preparação no futuro exercício da prática profissional.

Programa

Desenho Técnico: representação, cortes e cotagens dimensionais; Materiais, princípios e técnicas de maquetagem tridimensional; Metodologia do Projeto de Escultura; Princípios de representação em 2D e 3D CAD de morfologias geométricas primitivas bi e tridimensionais; Princípios de fotomontagem digital e renderização de ambientes virtuais.

Método de Avaliação

Aulas práticas relativas aos conteúdos abordados; Realização de exercícios teóricos e práticos dos conteúdos apreendidos. Metodologia de Avaliação: Avaliação Contínua: — Assiduidade do aluno às sessões lecionadas; — Participação do aluno às propostas de trabalho a realizar em contexto de sala de aula. A Avaliação Contínua tem uma ponderação de 20% na obtenção da Classificação Final obtida na Unidade Curricular. Avaliação Periódica: — Entrega de um Projeto de Escultura Pública (40%), em meados do semestre letivo; — Realização de um Teste Teórico-Prático, em contexto de sala de Aula (40%), no final do semestre letivo; — Entrega de Portefólio, contendo todos os exercícios realizados em contexto de sala de aula (20%), na data da realização do Teste Teórico-Prático. A Avaliação Periódica tem uma ponderação de 90% na obtenção da Classificação Final. Classificação Final (CF): Avaliação Contínua (20%) + Avaliação Periódica (90%) + Avaliação Final (10%) = CF

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Tratado de Perspectiva: ABAJO, F. Javier Rodriguez de, & BLANCO, Alberto Revilla 1991
  • Geometría Descriptiva: ASENSI, Fernando Izquierdo 1997
  • Perspectiva Lineal, su Construcción y su Relación con la Fotografia: BARTINA, Lluís Villanueva 1996
  • Perspective: GILL, Robert W. 2006
  • Representação Gráfica para Desenho e Projeto: CHING, Francis D. K. e JUROSZEK, Steven P., 2009

Secundária

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2.º Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2025/2026 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre