Currículo
Composição de Escultura I CE-I
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Estudos de Escultura > Optativas II e III
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
a. Conhecer e compreender os processos criativos e constitutivos da Escultura; b. Desenvolver e aprofundar as relações com as disciplinas artísticas de escultura e os diferentes laboratórios de escultura; c. Colocar em evidência o carácter meta operativo e comunicativo da atividade artística; d. Promover a criação de cultura científica e a inovação.
Programa
a. Invenção, Disposição; b. Regras da Composição; c. Lei do Quadro e elementos organizadores; d. Proporção, Harmonia e Equilíbrio; e. Teorias das Proporções: sistemas de construção dos corpos; f. O Espaço: físico e representado; g. Correcção óptica, Sombra e Luz; h. Objectividade, Medida e Ordem; i. Forma e espaço; j. Movimento e dinamismo; k. O Fragmento como obra; l. Diferença entre Composição e Construção; m. Função ou significado; n. Valorização do suporte material; o. Estruturas Construtivas, Processo Aditivo e Subtractivo, Baixo-Relevo e Ronde-Bosse; p. Construção, Tectónica e Fractura; q. Contra-Relevo; r. Espaço arquitectónico; s. Espaço/Tempo, Manifesto Realista; t. Escultura Abstracta; u. Introdução ao Objecto; v. Arte Minimal: objectos- estrutura, objecto concreto, objecto específico - instalações, o espaço como obra de arte total, estruturas modulares- organização modular, simetria ortogonal e repetição.
Método de Avaliação
Desenvolvimento dos conhecimentos teóricos da área, apresentados temporalmente através de perspetivas temáticas, acompanhadas pedagógica e didaticamente em tempo específico e de apoio individual. O processo de avaliação realiza-se de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências dos Estudantes (RACCE). A avaliação contínua (AC) incide sobre a assiduidade e a integração do aluno no espaço letivo A avaliação periódica (AP) incide sobre a apresentação de um seminário e a realização de um teste. A avaliação final (AF) está dependente do aproveitamento na avaliação periódica. Os critérios de avaliação são a qualidade do aproveitamento explicitado nas respostas dadas ao programa, a frequência às aulas e o nível de integração do aluno. A classificação final (CF) é ponderada do seguinte modo: CF = (seminário 35% + teste 45%) AP +(AC+AF = 20% ) AF
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Looking at European Sculpture, a guide to technical terms: BASSETT, J.; FOGELMAN, P. 1997 n.a.
- Del Arte Objetual al Arte del Concepto: FIZ, S. M. 1986 n.a.
- Caminhos da escultura moderna: KRAUSS, R 1998 E 9/47
- Theories and documents of Contemporary Art: STILES, K.; SELZ P. (ed.) 1996 ET 11/50
- Gramatica del Arte: BELJON, J. J. 1993 ET 4/2