Currículo
Teoria da Forma Visual TFV
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > > UC's Creditação de Formação
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Estudos Visuais > Optativas IV e V
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Estudos Visuais > Optativa I
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Estudos Visuais > Optativas II e III
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Área científica: Arte Multimédia Anos letivos: 2024-25 Grau: Licenciatura Duração: Semestral Horas de contato: T 42 + OT 14 horas ECTS: 6 Nível: I Centrada no estudo do observador, Teoria da Forma Visual constitui uma introdução à perceção visual, nas suas vertentes física, cognitiva e cultural. Inserida num quadro transversal a diferentes áreas científicas, tem como principal objetivo a aquisição de conhecimentos sobre as funções, as estruturas e os processos da visão e as suas interações com o ato criativo. Objetivos específicos: 1. Diferenciar os sentidos básicos de visível e de visual; 2. Dominar conceitos visuais fundamentais, como luz e cor, e sua relação com a prática artística; 3. Compreender os aspetos principais do sistema percetivo humano e o seu papel na construção de uma ideia visual com sentido; 4. Investigar, identificar e esclarecer as relações possíveis entre os processos gerais da perceção visual e os processos específicos de perceção de imagens artísticas.
Programa
INTRODUÇÃO a) Relações entre arte e ciência: a história do Sr. I. b) Relações entre perceção, representação e ilusão visual PARTE I. DO VISÍVEL 1.1. A luz e a informação visual: o espectro do mundo 1.2. A luz e a informação visual: as dimensões da cor 1.3. O olho e a informação visual: funções 1.4. O olho e a informação visual: estruturas 1.5. O olho e a informação visual: processos PARTE II. DO VISUAL 2.1. O cérebro e a perceção visual: a história do Sr. V. 2.2. O cérebro e a perceção visual: a história do Sr. P.
Método de Avaliação
As aulas de Teoria da Forma Visual assentam na exposição oral e na observação de imagens projetadas ou no recurso a outros materiais audiovisuais. Nelas procura-se suscitar a participação dos alunos por via do diálogo e da discussão, da colocação de questões e do esclarecimento de dúvidas. O regime de avaliação é de avaliação contínua, composta por indicadores de desempenho em sala de aula (20%) e por momentos de avaliação parcial (80%). Estes corresponderão a dois trabalhos escritos com temas, objetivos e extensões diferentes, com pesos respetivos de 30% e 50%. A avaliação final (20%), obrigatória para estudantes com classificação da avaliação contínua entre 7 e 9 valores, consistirá na apreciação de melhorias específicas nos trabalhos entregues. Não são admitidos à avaliação final os estudantes com classificação inferior a 6 valores e com indicação NA. A classificação final resulta da média ponderada das classificações acima referidas.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Inner Vision: An Exploration of Art and the Brain: ZEKI, Semir 1999 Oxford: Oxford University Press
- Cognition and Visual Arts.: SOLSO, Robert L. 1994 Cambridge (Mass.): The MIT Press.
- Vision Science: Photons to Phenomenology.: PALMER, Stephen E. 1999 Cambridge, MA: The MIT Press
- Vision and Art: the Biology of Seeing.: LIVINGSTONE, Margaret 2002 Nova York: Abrams.
- Visual Intelligence: How We Create What We See.: HOFFMAN, Donald D. 1998 Nova Iorque: W. W. Norton.
- Eye and Brain: The Psychology of Seeing – Fifth edition.: GREGORY, Richard L. 1998 Nova Iorque: W. W. Norton.
- Visual Perception: Physiology, Psychology and Ecology (4th edition).: BRUCE, Vicki; GREEN, Patrick R.; GEORGESON, Mark A. 2003 Hove: Psychology Press
- L’image. Peinture, photographie, cinéma : des origines à l’ère numérique: AUMONT, Jacques 2020 4ª ed. Paris: Armand Collier
Secundária
- «Visão»: COSTA, A.; BRUSATIN, Manlio 1992 In ROMANO, Ruggiero, ed. Enciclopédia Einaudi. Volume 25: Criatividade – Visão. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda; p. 242-273.