Currículo
Madeiras I Made-I
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Práticas Laboratoriais de Escultura > Optativas IV e V
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Práticas Laboratoriais de Escultura > Optativa I
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A actividade promovida dentro do plano curricular de Estudos Tecnológicos de Madeira I realiza-se tendo por objectivos: Fornecer uma formação teórico-prática ordenada e sistematizada, proporcionando um conjunto de instrumentos operacionais e competências que possibilitem introduzir as metodologias do trabalho escultórico em madeira. Dotar os alunos dos conhecimentos necessários à execução de trabalhos de expressão plástica tridimensional, numa estreita relação entre o pensar e o fazer, bem como à aquisição de competências e compreensão de fundamentos no manuseamento de ferramentas manuais e potencialidades plásticas da matéria. Inaugurar a formação académica associada à expressão plástica específica da escultura em madeira, utilizando os princípios do talhe directo e as ferramentas de corte manual.
Programa
O plano curricular de Estudos Tecnológicos de Madeira I fomenta a investigação no domínio da linguagem plástica tridimensional e a compreensão sensível do condicionamento material, valorizando o desenvolvimento do conhecimento acima do domínio puramente técnico. Propicia-se o desenvolvimento de atitudes de inventiva formal e técnica, alicerçadas em mecanismos de indeterminação e acaso, com o intuito de proporcionar conhecimentos básicos sobre as operações tradicionais e potencialidades técnicas e expressivas contemporâneas da escultura em madeira, tendo em conta a apreensão dos seguintes conteúdos: Conhecimento geral da terminologia técnica associada às ferramentas de utilização manual, eléctrica e mecânica. Conhecimento geral das técnicas de afiação e rectificação do fio das ferramentas. Conhecimento geral das propriedades específicas dos materiais. Conhecimento geral dos princípios do talhe directo e do manuseamento da matéria.
Método de Avaliação
A metodologia de ensino contempla um plano de trabalho faseado composto por quatro exercícios teórico-praticos, cuja resolução proporciona atingir os objectivos gerais e os conteúdos atrás sintetizados. Previamente propostos pelos alunos e aprovados pelos professores da cadeira, os projectos serão de carácter individual, sendo o seu acompanhamento pedagógico realizado em regime de orientação tutorial. Paralelamente, procura-se incentivar a interacção entre alunos, professores e técnicos profissionais, favorecendo a discussão de propostas e resultados, permitindo o desenvolvimento de competências transversais e o reforço da capacidade de análise crítica. A avaliação desenvolve-se em três fases – contínua, periódica e final – tendo por critérios: o grau de conhecimentos adquirido; o domínio de técnicas e materiais; cumprimentos da calendarização; aplicação dos conteúdos em conformidade com os objectivos; nível de integração no processo escolar.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Traditional woodworking techniques: Burrows, D 1994 livro