Currículo

Gessos III Gess-III

Contextos

Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Práticas Laboratoriais de Escultura > Optativas IV e V

Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Práticas Laboratoriais de Escultura > Optativa I

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

a. Aprofundamento dos conhecimentos sobre a matéria-prima gesso, a sua importância histórica e artística na composição do ornamento e da estatuária, e a sua múltipla valência na criação dos discursos escultóricos contemporâneos; b. Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências na experimentação das qualidades físicas e morfológicas do gesso e da sua aplicação enquanto estrutura formal e superfície plástica, nomeadamente na sua aptidão para a textura e a policromia, bem como para a união de modos de materialização formal (aditivos, subtrativos e construtivos); c. Aquisição de conhecimentos e competências nos campos de aplicação do gesso enquanto material de transição, moldagem e prototipagem; d. Aquisição e desenvolvimento de competências fundamentais para o domínio dos métodos e processos tradicionais da sua utilização, bem como para a experimentação artística e tecnológica.

Programa

a. O material gesso, reação, endurecimento e secagem, cargas e aditivos; b. manuseamento, ferramentas e instrumentos; c. técnicas e materiais para a construção de estruturas; d. técnicas de decalque e modelação direta; V. modos de adição, subtração e justaposição do gesso; e. técnicas de ensaio, transposição, ampliação; f. gesto e morfologia, técnicas de acabamento de superfície e aplicação de patinas

Método de Avaliação

As aulas laboratoriais implicam o acompanhamento teórico-prático de todos os trabalhos realizados pelo aluno. São considerados elementos de avaliação todos os trabalhos desenvolvidos em resposta aos exercícios enunciados e que tenham sido devidamente acompanhados pelo docente da unidade curricular. RACCE AC = 20% Indicadores de Desempenho em Sala de Aula (IDSA) + 80% Momentos Avaliação Parcial (MAP) Os resultados devem ser expressos de 0 a 20 valores e acompanhados de menção qualitativa. AF= 0 a 20 valores. AC = 10 ou superior, podem ser dispensados da AF, ficando a Classificação Final (CF) igual a AC (é necessário informar sobre não dispensar o aluno, e não a inversa). AC = 7, 8 ou 9, têm obrigatoriamente de ser avaliados em AF. AC = 6 ou inferior, estão reprovados e não são admitidos a AF, ficando CF igual a AC. A Classificação Final (CF), quando ponderada entre AC e AF, resulta de: 80% AC +20% AF

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Barbara Hepworth - The plasters, The Gift to Wakefield: BOWNESS, SOPHIE 2011 -
  • La sculpture — toutes les techniques: CLÉRIN, PHILIPPE 2001 -
  • Henry Moore — plasters,: FELDMAN, A.; WOODWARD, M. 2011 -
  • Elementos de modelação de ornato e figura, Col. Biblioteca de Instru ção Profissional.: FÜLLER, JOSEF. s/d -
  • Maquetas, modelos y moldes: materiales y técnicas para dar forma a las ideas: LIZANDRA, JOSÉ LUIS NAVARRO 2005 -
  • Mills Encyclopedia of sculpture techniques: MILLS, JOHN 2005 -
  • Artes de los yesos: yeserías y estucos: ROJAS, IGNACIO GÁRATE 1999 -

Secundária

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2.º Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2025/2026 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre