Currículo
Medalhística III Meda-III
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Práticas Laboratoriais de Escultura > Optativas IV e V
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Práticas Laboratoriais de Escultura > Optativa I
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Grau de ensino -Licenciatura Duração - Semestral Horas de contacto- PL 84 6 ECTS Nível- III A UC propõe a consolidação de aptidões e competências adquiridas nos níveis anteriores que conduzem ao saber fazer da medalha, proporcionando a sua aplicabilidade prática, tendo por objetivos: A. Compreensão, reflexão e análise sobre os possíveis conceitos de medalha, pela aplicação prática dos conteúdos teóricos anteriormente explorados. B. Resolução de exercícios propostos tendo em conta o reforço competências que evidenciem a autonomia e interdisciplinaridade da manipulação criativa dos recursos tecnológicos necessários. C. Domínio de instrumentos, materiais e técnicas: correspondentes à produção de objetos plásticos. D. Aprofundamento de competências transversais à área científica de Escultura, apoiada pelas distintas unidades curriculares de cariz tecnológico que compõem o ciclo de estudos, estimulando o processo de diálogo, interdisciplinar inerente à prática da medalhística.
Programa
Laboratório de Medalhística III estrutura-se num modelo teórico-prático, apoiado em seminários teóricos e exercícios práticos nos quais se integram os seguintes conteúdos: 1. Retrato e auto-retrato: intencionalidade e representação na criação da medalha. 2. Medalha direta: ensaios de reconhecimento – frente, três quartos, perfil. 3. Composição do retrato: síntese e complementaridade entre imagem e texto. 4. O relevo como epiderme: base expressiva da luz e da sombra. 5. Relação de reciprocidade entre linguagens: o relevo como mediador de possibilidades entre as expressões bi e tridimensional. 6. Fases de conceção e execução do projeto medalhístico: metodologia projetual. 7. Condicionantes técnicas e de encomenda. 8. Volumetrias processadas por aglutinação, associação, justaposição.
Método de Avaliação
Laboratório de Medalhística I é uma unidade curricular de cariz teórico-prático, destinada a desenvolver competências específicas na área Escultura, pelo que as duas aulas semanais integram conteúdos de caráter teórico aliados à experimentação de instrumentos, técnicas e materiais inerentes aos processos tradicionais, modernos e contemporâneos da medalha. O processo de aprendizagem estrutura-se em quatro exercícios de caráter obrigatório e a avaliação decorre dos seguintes parâmetros: Avaliação contínua – 10%; 1ª Avaliação Periódica 30%; 2ª Avaliação Periódica 50%; Avaliação final – 20% Critérios de avaliação: Qualidade do desempenho no domínio de conceitos, técnicas e materiais; criatividade e capacidade de experimentação formal; destreza no domínio ferramentas e utensílios adequados aos projetos; assiduidade e integração no ambiente académico; limpeza e organização do espaço de trabalho; autonomia, competência na apresentação e defesa de processos e resultados.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Intentionality and presence in post-modern medal. In Médailles. FIDEM XXXI Art Medal World Congress. pp. 73-78: TEIXEIRA, José 2010 Lisboa: INCM.
- A Arte do Retrato. Quotidiano e Circunstância: PEREIRA, José Castel-Branco, Dir 1999 Lisboa: FCG.
- Modelling and sculpting the human figure: LANTERI Edouard 1985 New York: Dover Publications, Inc.
- Lenda, mito e magia na imagem do artista: uma experiência histórica: KRIS, Ernst; KURZ, Otto 1988 Lisboa: Editorial Presença.
- ). Roman portraits: GOLDSCHEIDER, L. 1940 New York: Oxford University Press/Phaidon.
- História de las teorias de la figura humana – El dibujo, la anatomia, la proporción, la fisiogonomia: BORDES, Juan 2003 Madrid: Cátedra.