Currículo
Conservação e Restauro de Gessos IV CRG-IV
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Práticas Laboratoriais de Escultura > Optativas II e III
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular visa dotar os alunos de conhecimentos iniciais à prática de conservação e restauro, onde a aprendizagem é orientada de modo a fazer a ligação entre conceitos, conhecimento dos materiais constituintes e suas técnicas de execução, no nível correspondente. Objectivos específicos do nível IV: • Execução de moldes tradicionais; Execução de moldes em novos materiais e respectivo enchimento. Reconstituição volumétrica através de moldes. • Manipular com destreza os materiais e utensílios necessários à execução de moldes. Utilizar correctamente conceitos e terminologia específica. Os trabalhos referidos desenvolver-se-ão em regime de tutoria conforme calendarização afixada. A sua entrega, apresentação e discussão deverá ocorrer no período de avaliação.
Programa
A UC tem como princípio de orientação o carácter fundamental da conservação preventiva, diz respeito aos estudos antecipatórios que garantam uma efetiva preservação dos respetivos objetos de estudo/intervenção a curto, médio e longo prazo. A sistematização dos processos operativos nestes dois princípios implica a construção de equipas pluridisciplinares programadas para intervenções fundamentadas. A ideia é poder tomar decisões abrangentes que digam respeito ao estabelecimento de prioridades e meios/modos de intervenção e ainda uma efetiva implementação de ações, sua logística e respetivos custos. As decisões fundamentais terão sempre a sua ancoragem nos vários saberes envolvidos, não podendo ser descurado, o bom senso e a experiência, bem como o conhecimento profundo do “habitat” do objeto de estudo/intervenção. Pretende-se que a formação contribua para o reforço das competências técnica e científica e para a salvaguarda da herança patrimonial tanto a nível conceptual como operativo.
Método de Avaliação
Em termos metodológicos, a abordagem centra-se na observação de casos concretos e na aplicação em peças sujeitas a intervenção conservativa e/ou de restauro. Será pedido um trabalho de investigação. Pretende-se que o aluno no final de cada módulo esteja apto a reconhecer, avaliar, elaborar, através de estudo pluridisciplinar, uma reflexão com vista à conservação e restauro. A avaliação tem um carácter contínuo e formativo e tem em conta aspectos como a motivação e participação, iniciativa, autonomia e responsabilização. Como elementos de avaliação serão considerados um relatório sobre as intervenções realizadas em aula (componente teórica com ponderação de 40%), a prática desenvolvida por cada aluno (componente prática com ponderação de 50%) e a assiduidade (ponderação de 10%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The Materials And Methods Of Sculpture.: RICH, Jack C. 1988 RICH, Jack C. (1988). The Materials And Methods Of Sculpture. Dover Publications, INC: New York.
- La escultura y el ofício de escultor.: SAURAS, Javier. 2003 SAURAS, Javier. (2003). La escultura y el ofício de escultor. Barcelona : Ediciones del Serbal
- La Sculpture, Méthode et Vocabulaire,: BAUDRY, Marie-Thérèse (coord.). 2005 BAUDRY, Marie-Thérèse (coord.). (2005). La Sculpture, Méthode et Vocabulaire, 6ª ed., Paris, Ministère de La Benezit, E. (1966). Dictionnaire de Peintres Sulpteurs Dessinateurs et Graveurs (Vol. 5). Houe-Matisse.
- Looking at European Sculpture – A guide to technical terms: BASSET, Jane, FOGELMAN, Peggy 1997 BASSET, Jane, FOGELMAN, Peggy. (1997). Looking at European Sculpture – A guide to technical terms, The J. Paul Getty Museum in collaboration with The Victoria and Albert Museum, London