Currículo
Gessos IV Ges-IV
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Práticas Laboratoriais de Escultura > Optativas II e III
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
a. Aprofundamento dos conhecimentos sobre o gesso e a sua importância na composição do ornamento e da estatuária, bem como no ensaio formal criativo e processual da escultura moderna e contemporânea, e a sua utilização como material definitivo; b. Desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências no domínio das qualidades físicas e morfológicas do gesso, otimizando o seu valor enquanto estrutura formal e superfície plástica (nomeadamente, na sua aptidão para a textura e a policromia, para a realização de estudos e maquetagem, e para a transição de materiais e a reprodução de formas e objectos); c. Aperfeiçoamento das competências adquiridas no domínio dos métodos e processos tradicionais da utilização do gesso, principalmente enquanto material de transição, moldagem e prototipagem, aliados à experimentação e à sua conjugação com materiais de natureza diversa; d. Aquisição de competências fundamentais para a produção, investigação e inovação artística e tecnológica.
Programa
a. técnicas específicas de formar, modelar e/ou construir em função da matéria final, da complexidade da forma, da escala ou da grandeza da tiragem; b. técnicas de transição, transposição, ampliação e reprodução; c. processo criativo e técnicas afins; d. materiais dúcteis e moldáveis, naturais e sintéticos.
Método de Avaliação
As aulas laboratoriais envolvem o acompanhamento teórico e prático de todos os trabalhos efectuados pelo aluno. O trabalho é organizado em duas partes: a primeira, em resposta a um enunciado comum incluído no programa da disciplina; a segunda, em resposta às áreas de interesse do aluno e com base numa proposta pessoal do aluno, que inclui conteúdos específicos do laboratório e que está sujeita à aprovação do professor. O aluno deve manter um registo gráfico e/ou fotográfico do trabalho traduzido num diário gráfico, relatório ou portfólio, que será apresentado na avaliação final. Haverá duas avaliações periódicas e uma avaliação final. Considera-se material de avaliação todo o trabalho realizado em resposta aos exercícios enunciados e que tenha sido devidamente supervisionado pelo docente da unidade curricular. A avaliação contínua (AC) incide sobre a assiduidade e a integração do aluno no ambiente de ensino.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Artes de los yesos: yeserías y estucos: ROJAS, IGNACIO GÁRATE 1999 -
- O gesso, sua aplicação através dos tempos: NUNES, IDALINO ANTÓNIO 1959 -
- Maquetas, modelos y moldes: materiales y técnicas para dar for- ma a las ideas: LIZANDRA, JOSÉ LUIS NAVARRO 2005 -
- Manuale delle tecniche di formatura e fonderia: GIUFFREDI, AUGUSTO 2006 -
- La Sculpture — Toutes les techniques: CLÉRIN, PHILIPPE 2001 -
- José Pedro Croft 1979 — 2002: CCB 2002 -
- Pedro Cabrita Reis: CAM-FCG, 1992 -
- Le plâtre — l´art et la matière: BARTHE, GEORGES (DIR.) 2002 -