Currículo
Medalhística II Medal-II
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Práticas Laboratoriais de Escultura > Optativas II e III
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Grau de ensino -Licenciatura Duração - Semestral Horas de contacto- PL 84 6 ECTS Nível- I A. Compreensão, reflexão e análise sobre os possíveis conceitos de medalha. B. Aplicação prática dos conteúdos teóricos anteriormente explorados, desenvolvendo os conhecimentos anteriormente adquiridos. C. Resolução de exercícios propostos tendo em conta o reforço competências que evidenciem a autonomia e interdisciplinaridade da manipulação criativa dos recursos tecnológicos necessários. D. Domínio de instrumentos, materiais e técnicas: correspondentes à produção de objetos plásticos. E. Maturação de competências transversais à área científica de Escultura, apoiada pelas distintas unidades curriculares de cariz tecnológico que compõem o ciclo de estudo, estimulando o processo de diálogo, interdisciplinar inerente à prática da medalhística.
Programa
Laboratório de Medalhística II estrutura-se num modelo teórico-prático, apoiado em seminários teóricos e exercícios práticos nos quais se integram os seguintes conteúdos: 1. Ambiente (interior, exterior, natureza-morta): intencionalidade e representação na criação da medalha. 2. Composição da medalha: síntese e complementaridade entre imagem e texto. 3. Composição da medalha: conformidade na relação entre anverso e reverso. 4. Fundamentos do desenho e intencionalidade do relevo na criação de medalhas. 5. Relevo: alto, médio, baixo. 6. Perspetiva linear e relevo schiacciato. 7. O enquanto linguagem mediadora entre medalha e escultura 8. Condicionantes técnicas e de encomenda.
Método de Avaliação
Laboratório de Medalhística I é uma unidade curricular de cariz teórico-prático, destinada a desenvolver competências específicas na área Escultura, pelo que as duas aulas semanais integram conteúdos de caráter teórico aliados à experimentação de instrumentos, técnicas e materiais inerentes aos processos tradicionais, modernos e contemporâneos da medalha. O processo de aprendizagem estrutura-se em quatro exercícios de caráter obrigatório e a avaliação decorre dos seguintes parâmetros: Avaliação contínua – 10%; 1ª Avaliação Periódica 30%; 2ª Avaliação Periódica 50%; Avaliação final – 20% Critérios de avaliação: Qualidade do desempenho no domínio de conceitos, técnicas e materiais; criatividade e capacidade de experimentação formal; destreza no domínio ferramentas e utensílios adequados aos projetos; assiduidade e integração no ambiente académico; limpeza e organização do espaço de trabalho; autonomia, competência na apresentação e defesa de processos e resultados.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Contemporary medals, forms and artistic theory. In ATTWOOD, Philip; JONES, Mark (Ed.). The Medal. N. º 43. pp. 81-83.: TEIXEIRA, José 2003 London: BAMS/British Museum.
- La Médaille: tentative de definition. In ATTWOOD, Philip; JONES, Mark (Ed.). The Medal. Nº 23: HUGUENIN, Paul 1993 London: FIDEM/British Art Medal Trust
- Do desenho das letras: DÜRER, Albrecht 2013 Trad. Guilhermina Mota. Lisboa: Almedina
- Sculpture, méthode et vocabulaire: principes d`analyse scientifiqu: BAUDRY, Marie-Thérèse, et al 1990 Paris: Imprimerie Nationale,