Currículo
Medalhística IV Med-IV
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Práticas Laboratoriais de Escultura > Optativas II e III
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Grau de ensino -Licenciatura Duração - Semestral Horas de contacto- PL 84 6 ECTS Nível III A UC propõe a aquisição de novos conhecimentos, bem como o reforço e a consolidação de aptidões e competências adquiridas nos níveis anteriores, que sustentem a investigação pessoal e a construção de percursos personalizados, tendo por objetivos: A. Aptidões no contexto da numismática e do troféu. B. Resolução de exercícios propostos tendo em conta o reforço competências que evidenciem a autonomia e interdisciplinaridade da manipulação criativa dos recursos tecnológicos necessários. C. Domínio de instrumentos, materiais e técnicas: correspondentes à produção de objetos plásticos. D. Maturação de competências transversais à área científica de Escultura, apoiada pelas distintas unidades curriculares de cariz tecnológico que compõem o ciclo de estudo, estimulando o processo de diálogo, interdisciplinar inerente à pratica da medalhística.
Programa
Laboratório de Medalhística IV estrutura-se num modelo teórico-prático, apoiado em seminários teóricos e exercícios práticos nos quais se integram os seguintes conteúdos: 1. Noção de troféu. 2. Composição de troféu: relação forma/conteúdo/função. 3. Fases de conceção e execução do projeto: ensaios de composição, estrutura e mensagem. 4. Estudos formais e prototipagem. 5. Noção de Moeda. Estudos compositivos, relações de escala e proporção. 6. Conceção e execução de moeda. Valores lumínicos e texturais. 7. Técnicas de reprodução: normas para produtos cunhados. 8. Fases de conceção do projeto numismático: relação anverso/reverso, prioridades hierárquicas.
Método de Avaliação
Laboratório de Medalhística I é uma unidade curricular de cariz teórico-prático, destinada a desenvolver competências específicas na área Escultura, pelo que as duas aulas semanais integram conteúdos de caráter teórico aliados à experimentação de instrumentos, técnicas e materiais inerentes aos processos tradicionais, modernos e contemporâneos da medalha. O processo de aprendizagem estrutura-se em quatro exercícios de caráter obrigatório e a avaliação decorre dos seguintes parâmetros: Avaliação contínua – 10%; 1ª Avaliação Periódica 30%; 2ª Avaliação Periódica 50%; Avaliação final – 20% Critérios de avaliação: Qualidade do desempenho no domínio de conceitos, técnicas e materiais; criatividade e capacidade de experimentação formal; destreza no domínio ferramentas e utensílios adequados aos projetos; assiduidade e integração no ambiente académico; limpeza e organização do espaço de trabalho; autonomia, competência na apresentação e defesa de processos e resultados.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Money: A History.: WILLIAMS, Jonathan, Ed. 1997 London: British Museum Press,
- A dupla face de Jano – Anverso Reverso – Tradição e modernidade na medalha contemporânea: TEIXEIRA, José 2009 Lisboa: INCM
- O Escudo. A Unidade Monetária Portuguesa 1911-2001.: VALÉRIO, Nuno 2001 Lisboa: Edição Banco de Portugal
- Nomenclatura Numismática: VASCONCELOS, José Leite de 1994 Lisboa: Ulmeiro.
- La Monnaie dans L`Antiquité.: REBUFFAT, François 1996 Paris: Picard,
- Pequeno tratado da primeira invenção das moedas.: ORESME, Nicole 2004 Curitiba: Segesta Editora,
- The De Moneta of Nicholas Oresme and English Mint Documents: GALBRAITH, V. H.; MYNORS, R. A. B., Gen. Eds. 1956 Thomas Nelson and Sons Ltd.