Currículo
Modelos e Protótipos MProt
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Sem Seleção de Minor > Optativas IV e V
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Sem Seleção de Minor > Optativa I
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Práticas Laboratoriais de Escultura > Optativas IV e V
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Práticas Laboratoriais de Escultura > Optativa I
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
168 Horas de Trabalho 6 ECTS Desenvolver: Aptidões para resolução de problemas sob condições restritivas/ injuntivas; Capacidade de observação e de estabelecer inferências/ analogias/ paralelismos; Aptidões para identificar, selecionar e utilizar, adequadamente, materiais e instrumentos para simulação/ experimentação/ validação de princípios/ conceitos/ hipóteses. Compreender: As qualidades funcionais, formais, estruturais, mecânicas e construtivas dos artefactos; As complexidades implicadas nas qualidades suprarreferidas: constituição/ configuração/transformação/ interação. Promover: A imaginação/ criatividade/ inovação a partir da prática experimental de execução, simulação, representação e ensaio; O confronto verificativo da ideia face à sua eventual possibilidade de concretização material; O entendimento de conceitos/ fenómenos físicos através da sua aplicação/ demonstração prática em soluções/ experimentos.
Programa
Prática Experimental, Laboratorial e Simulatória como Meio Coadjuvante à Conceção e Desenvolvimento de Produtos; Modelos e Experimentos Simulatórios Tridimensionais – Do ‘esboço tridimensional’ à prototipagem; Materiais, Processos e Instrumentos na Construção Expedita de Dispositivos e Sistemas Simulatórios. Os Aspetos Injuntivos da Física no Desempenho Funcional das Formas; Comportamento dos Materiais e das Formas Sob Tensão de Tração/de Compressão/de Flexão; Sistemas Estruturais: Vetor Ativo, Superfície Ativa, Forma Ativa, Massa Ativa e Altura Ativa. Modos de Transformação/ Transferência de Movimento; Máquinas Simples - Alavancas, Roldanas, Roda e Eixo, Rampa/Parafuso; Energia, Energia mecânica, Conservação de Energia e Energia Potencial (gravítica/ elástica).
Método de Avaliação
Acompanhamento tutorial nas práticas de exercitação experimental/laboratorial desencadeada através de enunciados que exponham o problema pelo seu caráter desafiante, lúdico e/ou competitivo, solicitando e motivando respostas criativas na procura de soluções, com abordagens a níveis de exercitação sucessivamente mais desafiantes. A avaliação integra as seguintes vias e respetivas ponderações: Avaliação contínua – afere, ao longo do semestre, os parâmetros suprarreferidos – 20%; Avaliação periódica/ intercalar – sobre os resultados das exercitações desenvolvidas (sua apresentação/ argumentação/validação) – 65% (a ponderar pelo número de exercitações/ fases de exercitação ao longo do semestre); Avaliação final – 15% incide nas avaliações precedentes e afere eventuais melhoramentos (recomendados/ autopropostos)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- ProtoClick – Prototipagem Rápida: AAVV 2001 . Porto, rapid@protoclick.com
- Materials and Design – The Arte and Science of Material Selection in Product Design: ASHBY, Mike; JOHNSON, Kara 2002 Oxford, Elsevier
- Design representation: GOLDSCHMIDT, Gabriela e PORTER, William L. (eds.) 1999 London: Springer, cop.
- Maquetas de Arquitectura: HECHINGER, Martin; KNOLL, Wolfgang 1993 México, Gostavo Gili
- Física Conceitual: HEWITT, Paul G. 2002 São Paulo: Artemed Editora S.A., Bookman
- Sistemas d Estruturas – Sistemas Estruturais: ENGEL, Heino 2001 Barcelona: Editorial Gostavo Gili
- Making It – Making It – Manufacturing Techniques for Product Design: LEFTERI, Chris 2007 London, Laurence King Publishing
- A Matéria da Invenção. Col. Design: MANZINI, Ezio 1993 Lisboa, Centro Português de Design
Secundária
- Design Thinking – Integrating Innovation, Customer Experience, and Brand Value: LOCKWOOD, Thomas (ed.) 2009 New York, Allworth Press