Currículo

Teorias da Arte TArte

Contextos

Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Estética e Teorias da Arte > Optativas IV e V

Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Estética e Teorias da Arte > Optativa I

Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Estética e Teorias da Arte > Optativas II e III

Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > > UC's Creditação de Formação

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objectivos da U.C. centram-se na aquisição de conceitos como dramaturgia, encenação, medium, assemblage, arquivo, entre outros, a partir da problematização das relações da fotografia com a pintura, a literatura e o cinema, em articulação com as noções de “espectro”, “grotesco”, “verdade”, “abstracção” “processo mental”, “fora de campo”, entre outros, no sentido de favorecer a realização de projectos artísticos, mas também de crítica de arte e curadoria, assumindo a fotografia contemporânea como um laboratório para o alargamento conceptual e compreensivo das práticas artísticas.

Programa

1. Bernd & Hilla Becher: arquivo, tipologia e composição. 2 .T. Struth: as relações entre o espaço e a “História”; o estatuto da imagem; dramaturgia, retrato, identidade e metáfora. 3. Jeff Wall: espaço pictórico e espaço da imagem fotográfica; “Grotesco”, “espectro” e “verdade”. 4. W. Tillmans: luz, fotografia, abstracção. O outro modo da natureza morta; a curadoria como re-significação da imagem. 5. Michel Foucault e a “dessubjectivação” do sujeito; 6. A lógica da sensação (G. Deleuze) e a pintura de Francis Bacon.

Método de Avaliação

A partir de um enquadramento epistemológico dos temas, e das práticas que dão corpo à Unidade Curricular, procurar-se-á fazer uma avaliação, individual e em grupo, não apenas dos seus parâmetros teóricos, mas também da efectiva e real concretização de estratégias e experiências criativas que possam culminar em projectos culturais e artísticos de desenvolvimento actual e futuro. A metodologia de avaliação compreenderá a realização de um trabalho de investigação, proposto pelo aluno e orientado pelo docente. Serão levados em linha de conta outros elementos de avaliação colhidos em sessões de trabalho, individuais ou colectivas. Os alunos ficarão dispensados de qualquer prova complementar com média aritmética de 12 valores.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Bernd & Hilla Becher: Basic Forms.: LANGE, Jessica. 2014 Cambridge: MIT Press.
  • Ensayos y Entrevistas.: WALL, Jeff . 2003 Salamanca: Centro de Arte de Salamanca.
  • Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema.: FOUCAULT, Michel . 2006 Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária
  • The Düsseldorf School of Photography (1961-2008).: GRONERT, Stefan 2009 Munich: Scrimer-Mosel.
  • Catalogue Raisonné 1978-2004.: WALL, JEFF. (2005) Switzerland-Göttingen: Schaulager/ Steidl.
  • Francis Bacon — Lógica da Sensação.: DELEUZE, Gilles 2011 Lisboa: Orfeu Negro.
  • Arte desde 1900: modernidad, antimodernidad, posmodernidad.: FOSTER, Hall, R. Krauss, Yve-Alain Bois e Benjamin H. D. Buchloh. 2006 Madrid: Akal.
  • Conceptual Art: a critical anthology.: Alberro, Alexander and Blake Stimsom (ed.). 2000 London: MIT Press.

Secundária

  • Thomas Struth: Photographs 1978-2010.: AA.VV. 2012 Porto: Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2019/2020 - 1.º Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre