Currículo
Design de Edição DEdic
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Edição > Optativas II e III
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Área Científica – Design de Comunicação Grau de Ensino – Licenciatura Duração – Semestral Horas de Contacto – TP 84 ECTS – (6 ECTS) Nível III Design de Edição aborda a centralidade do design de comunicação nas práticas e nos mecanismos editoriais contemporâneos que testam as fronteiras da edição. A disciplina tem por objetivos: a) caracterizar e explorar o ato de publicar na contemporaneidade nas suas mais diversas manifestações; b) analisar a coabitação e contaminação entre publicação impressa e digital; c) analisar fenómenos de renascimento e manutenção do objeto impresso; d) potenciar a expressividade autoral; e) desenvolver modos de produção e de gestão de conteúdos; f) explorar as relações entre forma e conteúdo, ideia e expressão/representação; g) explorar diferentes processos de materialização e de produção do objeto editorial, assentes na exploração, rentabilização e complementaridade de meios.
Programa
1. Paradigmas e problemáticas editoriais emergentes 1.1. Publicar como prática artística: do livro de artista à publicação expandida; 1.2. O livro como objeto de experimentação em Design de Comunicação; 1.3. Publicação própria: o designer como autor, editor, produtor e distribuidor; 1.4. Contaminações papel/pixel (replicação, remediação e hibridização): publicar num mundo predominantemente digital; 1.5. A manutenção da publicação impressa: o livro como paradigma; 1.6. Liberatura, hybrid novels e visual writing. 2. Produção editorial: edição, produção, circulação/distribuição, arquivo 2.1. Modelos alternativos: exploração das fronteiras da edição; 2.2. Metodologias de produção: criação, edição e gestão de conteúdos; 2.3. Processos colaborativos, interdisciplinares, relacionais e automatizados; 2.3. Redes de publicação independente; 2.4. Print on demand e vanity press.
Método de Avaliação
A metodologia de ensino organiza-se em torno da exposição teórica de matérias, análise de objetos editoriais e desenvolvimento de projetos práticos. A avaliação é contínua, periódica e final. Estão previstas duas avaliações periódicas (uma a meio e outra no final do semestre). A avaliação contínua incide sobre a assiduidade, participação nas aulas, cumprimento de prazos e empenho na resolução dos trabalhos propostos. A avaliação periódica incide sobre o desenvolvimento dos projetos práticos, segundo os seguintes critérios: fundamentação, metodologia, adequação da proposta, criatividade/originalidade, apresentação e execução. A classificação final da disciplina resulta da seguinte ponderação: 1. avaliação contínua (10%); 2. avaliação periódica (70%): elementos de avaliação: exercícios/projetos 3. avaliação final (20%): elementos de avaliação: reformulação dos exercícios/projetos realizados ao longo do semestre.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Fully Booked: Ink on Paper.: Klanten, R. et al. (2013). Berlin: Die Gestalten Verlag.
- Publishing as Artistic Practice.: Gilbert, A. (ed.) (2016). Berlin: Stenberg Press.
- Dicionário do Livro – Da escrita ao livro electrónico.: Faria, M. I. e Pericão, M. da G. (2008). Coimbra: Almedina.
- Liberatura or total literature. Collected Essays 1999-2009.: Fajer, Z. (2010). Katarzyna Bazarnik, Kraków: Korporacja Ha!art.
- The Form of the Book Book.: De Bondt, S. e Muggeridge, F. (eds.) (2010). London: Occasional Papers.
- Behind The Zines: Self Publishing Culture.: Commentz, S. (2011). Berlin: Die Gestalten Verlag.
- The book.: Borsuk, A. (2018). Massachusetts: MIT Press.
- The Content Machine: Towards a Theory of Publishing from the Printing Press to the Digital Network: Bhaskar, M. (2013). London, New York: Anthem Publishing Studies.
- Code — X. Paper, Ink, Pixel and Screen: Aldred, D. et al. (eds.) (2015). Brighton: bookRoom.