Currículo
Estudos em Design EDes
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > > UC's Creditação de Formação
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Interação > Optativas II e III
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Informação > Optativas II e III
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Identidade > Optativas II e III
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Edição > Optativas II e III
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A UC de Estudos em Design aborda o design contemporâneo enquanto atividade complexa, diversa, abrangente e inclusiva. Procura um entendimento do campo de estudo do design através de uma aproximação multidisciplinar e multifacetada, com recurso à história, à teoria, à crítica e à prática. Potencia o entendimento do design como uma atividade susceptível de influenciar e de ser influenciada por contextos de ordem económica, política, cultural e social. Compreende o design, particularmente o design de comunicação, na sua dimensão estética, técnica, funcional e social, promovendo uma abordagem da relação que o design estabelece com outras áreas – como arte, indústria, economia – de forma a compreender o campo de estudo do design nos seus variados domínios de aplicação (edição, interação, informação, identidade, etc.). Fomenta a pesquisa, a investigação, a reflexão e o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre o campo de estudo do design.
Programa
Esta UC discute questões que moldam a prática do design no século XXI e a procura de autonomia que tem moldado o discurso em torno desta actividade ao longo das últimas décadas. O neoliberalismo, o pós-modernismo e as mudanças na tecnologia, educação e trabalho têm encorajado os designers a encontrar novos territórios para a sua prática, desafiando fronteiras disciplinares, campos institucionais e, sobretudo, a relação convencional da profissão com a indústria e o mercado. Estas mudanças afectaram as aspirações, expectativas, estatuto social e percepção pública dos designers e do seu trabalho. Ao abordar como os designers mas também editores, curadores e outros agentes do sistema de design interpretam e comunicam os processos e resultados contemporâneos da prática do design, pretende-se interrogar as ligações do design com a autonomia, a justiça social, a globalização, a investigação, o desenvolvimento, a colonialidade, a inteligência artificial ou a manutenção e cuidado.
Método de Avaliação
Cada uma das aulas desta UC pretende ser mais uma sessão de discussão do que uma palestra. A participação nas aulas é por esse motivo altamente recomendada. A avaliação periódica consiste em três exercícios teórico-práticos, os quais podem ser efectuados em grupo ou de forma individual. Elementos de avaliação e respectivo peso na classificação final: Frequência e participação na aula (10%); Exercício 1 - recensão crítica de um livro sobre design (40%); Exercício 2 - tradução para português de um texto clássico sobre design (20%); Exercício 3 - artigo original para uma revista sobre design (30%). Dispensam de comparência à avaliação final os alunos com classificação média igual ou superior a 12 valores obtida em avaliação periódica. São admitidos à avaliação final apenas os estudantes com classificação média igual ou superior a 8,0 valores obtida na avaliação periódica – a classificação final resulta da avaliação periódica [90%] e da avaliação contínua (10%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- ‘The Social Life of Design’ in The Future As Cultural Fact: Essays on the Global Condition: Appadurai, A. (2018) London: Verso Books.
- “Graphic Design, Exhibiting, Curating: Keeping Track of a Shifting Relationship” in Graphic Design, Exhibiting, Curating, Bolzano: Bozen-Bolzano University Press Clark, H., & Brody, D.: Camuffo, G. & Dalla Mura, M. (2009) Design studies: A reader. Oxford: Bloomsbury.
- Design justice: community-led practices to build the worlds we need.: Costanza-Chock S. (2020) Cambridge: MIT Press.
- ‘Prototyping the Social: temporality and speculative futures at the intersection of design and culture’ in Clarke, A.J. (ed.) Design Anthropology: Object Culture in the 21st Century. Wien: Springer. Lees-Maffei, G. & Houze, R. (eds.): Hunt, J. (2011) The design history reader. Oxford: Berg.
- “Maintenance and Care,” Places Journal, November 2018.: Mattern, S. (2018)