Currículo
Gestão do Design GDesign
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Identidade > Optativas II e III
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Identidade > Optativas IV e V
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Identidade > Optativa I
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Identidade > Optativas II e III
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A UC Gestão do Design tem por objetivo dotar os estudantes dos princípios, métodos e técnicas básicas de gestão, em especial aquelas dedicadas ao design e às atividades projetuais, assim como a sua preparação para a integração profissional. I. Mundo e Mercado - Compreender o Mercado e os seus ciclos (OA1) - Conhecer as relações de interdependências entre agentes (OA2) - Conhecer princípios básicos de Economia (OA3) II. Gestão do Design - Dominar genericamente os princípios da gestão, métodos e técnicas (OA4) - Conhecer os principais modelos de gestão aplicados ao design (OA5) - Compreender o conceito de Análise do Valor, métodos e ferramentas (OA6) III. Inserção profissional - Compreender os principais regimes de enquadramento legal da atividade (OA7) - Distinguir Propriedade Industrial e Direito de Autor (OA8) - Determinar custos e produzir orçamentos (OA9) - Conhecer o código deontológico (OA10) - Saber apresentar um portfolio, redigir CV e Carta de Apresentação (OA11)
Programa
I. Mundo e Mercado - Principais tendências sociais, culturais, económicas e políticas – Mundo e Portugal (CP1) - Design Praxis e o Macro e Micro Meio Envolvente (CP2) - Produtividade e Inovação (CP3) - Economia Circular e sustentabilidade (CP4) II. Gestão do Design - Conceitos, definições e modelos (CP5) - O Design na Organização (CP6): - Funções; - Políticas, objetivos e parâmetros; - Coordenação e gestão de Projetos. - Design Estratégico e ‘Design Thinking’ (CP7); - Análise do Valor: princípios e fundamentos, fases e métodos, ferramentas (CP8) III. Inserção profissional - Profissão liberal/trabalho por conta de outrém (CP9) - Sectores económicos (CP10) - Enquadramento legal e Fiscalidade (CP11) - Propriedade intelectual: Direito de Autor e Propriedade Industrial. - Orçamentação (CP12) - Métodos: Comparativo/Custos/Rendimento; - Cálculo de custos. - Ética e deontologia profissional (CP13) - Portfolio, CV e Carta de apresentação (CP14)
Método de Avaliação
A metodologia pedagógica promove a interatividade, sendo preocupação dominante a contínua participação dos alunos, quer de forma individual quer no trabalho em equipa, na procura e construção do saber. Os métodos pedagógicos farão recurso a: exposição oral do docente e convidados eventuais; leitura, síntese e comentário de artigos; estudo e resolução de casos práticos; visionamento de material audiovisual, pesquisa e análise de informação real pelos estudantes. A avaliação final (0-20 valores) resulta da ponderação de: 1) Avaliação contínua (10%): - assiduidade e participação em aula 2) Avaliação periódica (90%): - redação de Carta de Apresentação (30%); elaboração de CV e Portfolio (60%); 3) Avaliação Final (apenas para estudantes classificados entre 7 e 9 valores) (20%): - Ensaio Crítico
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The Fundamentals of Design Management,: Best, K. 2010 Lausanne: AVA Publishing.
- Design Management: Papers from the London Business School,: Gorb, P. (ed.) 1994 London: Phaidon Press.
- Design Management: A Handbook of Issues and Methods,: Oakley, M. (ed.) 1990 Oxford, Basil Blackwell.
- Gestão da imagem: o design como recurso estratégico: Vilar, E. T. 2013 Vilar, E. T. (ed.) Design et al: dez perspectivas contemporâneas, Lisboa: D. Quixote.
- Gestão da imagem: o design como recurso estratégico: Vilar, E. T. 2013 in Vilar, E. T. (ed.) Design et al: dez perspectivas contemporâneas, Lisboa: D. Quixote
- Gestão da imagem: o design como recurso estratégico: Vilar, E. T. 2013 in Vilar, E. T. (ed.) Design et al: dez perspectivas contemporâneas, Lisboa: D. Quixote.
Secundária
- Design Thinking: process and methods manual,: Curedale, R. A. 2013 Topanga: Design Community College.
- OurWorldinData, org.: various 2024 OurWorldinData, org