Currículo

Marketing Mark

Contextos

Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Identidade > Optativas IV e V

Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Identidade > Optativa I

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Nível I Objetivo principal - Compaginar ‘design’ e ‘mercado’, situando e desenvolvendo nesse contexto a função do marketing Objetivos específicos - Compreender o conceito de marketing, a sua evolução e os domínios da sua gestão - Identificar os principais sistemas de informação - Distinguir tipos de mercado, identificar tendências e forças determinantes - Diagnosticar vantagens competitivas, ameaças e oportunidades - Compreender os conceitos de segmentação e posicionamento e saber operacionalizá-los - Compreender os conceitos de produto e de marca, saber operacionalizar as variáveis do produto-mix - Conhecer o conceito de distribuição, as suas funções e principais agentes - Conhecer os métodos de determinação do preço - Compreender um plano de comunicação e saber como delineá-lo; distinguir elementos do mix de comunicação, e.g., a publicidade, os seus processos, estratégias e meios - Compreender as áreas emergentes do marketing digital e de gestão de redes sociais

Programa

1. Conceitos-base do marketing: evolução, domínio, funções e sistemas de informação 2. Mercado: oportunidades e ameaças, vantagens competitivas, concorrência e comportamento do público 3. Segmentação de mercado e posicionamento 4. Marketing-mix: . Produto e de marca - evolução, domínio e políticas - Distribuição - Importância, estratégias, função e canais específicos - Preço - políticas e métodos para a sua determinação - Comunicação - comunicação de marketing e publicidade: processos, estratégias e meios - Marketing digital e gestão de redes sociais

Método de Avaliação

A metodologia pedagógica promove a interactividade, sendo preocupação dominante a contínua participação dos alunos, quer de forma individual quer no trabalho em equipa, na procura e construção do saber. Os métodos pedagógicos farão recurso a: exposição oral do docente e convidados eventuais; visionamento de material audiovisual; leitura, síntese e comentário de artigos; estudo e resolução de casos práticos; pesquisa e análise de informação real pelos discentes. A classificação final (0-20 valores) resulta da ponderação de: 1) Avaliação Contínua - Participação e assiduidade (10%) 2) Avaliação Periódica e Final (90%) - Teste escrito [individual] (40%) – a realizar a meio do semestre - Trabalho escrito [em grupo] (50%) – a realizar no final do semestre 3) Avaliação Final (apenas para estudantes com classificação entre 7 e 9 valores obtida nas avaliações contínua e periódica) - Teste escrito [individual]

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Marketing Management, Harlow, England: Pearson Prentice-Hall.: Kotler, P., Keller, K. L., Brady, M., Goodman, M., Hanses, T. 2019
  • Principles of Marketing, Harlow, England: Pearson Prentice-Hall.: Kotler, P., Armstrong, G., Wong, V., Saunders, J. 2008
  • Mercator XXI: teoria e prática do Marketing, Lisboa: Dom Quixote.: Lindon, D., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., Rodrigues, J. V. 2011

Secundária

  • Social Media ROI: managing and measuring social media efforts in your organization, Indianapolis: Que Publishing.: Blanchard, O. 2011
  • “From marketing mix to relationship marketing – towards a paradigm shift in market-ing”, Management Decision, vol.32, nº2, pp. 4-20.: Grönroos, C. 1994
  • Digital Marketing Strategy: An integrated approach to online marketing, London: Kogan Page.: Kingsnorth, S. 2016
  • “Marketing myopia”, Harvard Business Review, July-August, pp. 50-65.: Levitt, T. 1960
  • The Marketing Imagination, New York: The Free Press.: Levitt, T. 1983

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2.º Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2025/2026 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre