Currículo
Teoria e Métodos da Escultura I TME-I
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Estudos de Escultura > Optativas II e III
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Unidade Curricular de TEORIA E MÉTODOS DA ESCULTURA I corresponde a uma disciplina teórica de abordagem às metodologias processuais inerentes à praxis da escultura. Propõe-se dar a conhecer a terminologia específica e incentivar o conhecimento dos conceitos paradigmáticos de modo a estimular a análise e investigação neste domínio. Embora tenha um carácter essencialmente teórico, cujo objectivo é o de contribuir para o desenvolvimento da cultura artística e fomentar a aptidão crítica (subjacente a uma prática artística informada) pretende-se, de modo complementar, reger a disciplina de maneira articulada com as UCs de Escultura, permitindo, não só, fomentar uma reflexão sobre a arte, mas, também, contribuir para o bom desempenho das propostas individuais que deverão culminar no trabalho prático a realizar ao longo do semestre.
Programa
• Terminologia e conceitos associados ao projeto em escultura. • Propriedades dos materiais, morfologia e procedimentos tecnológicos. • Forma e Sintaxe - Modos de compor e valores da escultura • Historicismo e narrativas da arte. • Condição física, cultural e espiritual da obra de arte (visibilidade, legibilidade e inteligibilidade) • Sistemas de pensamento (clássico moderno e contemporâneo) e procedimentos formais (representação, presentação e apresentação) • Modos de formar (organicidade / ortogonalidade) e especificidades do médium (mode-lação, moldagem, talhe directo, object-trouvé, ready-made e assemblage) • A retórica do plinto. Industrialização e estética do objecto • Conceitos de espaço - abordagem imagética e metodológica das variantes artísticas e culturais (espaço intrínseco, enquadramento e integração espacial). Cambiantes do lugar (museu, espaço público urbano, paisagem, território) e não-lugar.
Método de Avaliação
Perspectiva-se o tempo lectivo em dois momentos: 1) Explanação sistemática (com recurso a textos, a meios audiovisuais e a outros materiais didácticos) dos conteúdos programáticos onde se enunciam os principais conceitos e se desenvolvem as ideias necessárias à compreensão das problemáticas relacionadas com a teoria e métodos da escultura. 2) Seminários de reflexão onde os alunos são incitados a intervir em torno das matérias expostas. O processo de avaliação realiza-se de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências dos Estudantes (RACCE) e resulta do somatório percentual das avaliações cuja ponderação é a seguinte: Av. Contínua (10%); 1ª Av. Periódica (20%); 2ª Av. Periódica (50%); avaliação final (20%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- A linguagem na Escultura.: TUCKER, William 1999 S. Paulo: Cosac & Naify.
- Sobre o procedimento introspectivo na escultura em pedra, a propósito de monolitismo e auto-representação em António Duarte / On the introspective process of stone sculpture in monolithism and self-representation in António Duarte´s Work.: TEIXEIRA, José 2013 Lisboa: Caleidoscópio. ISBN 978-989-658-203-6
- A Concise history of Modern Sculpture: READ, Herbert 1998 New York: Thames and Hudson.
- Writings on Sculpture: GREENBERG, C. 1962 London: Picador.
- O Nu: CLARK, Kenneth 1956 Lisboa: Ed. Ulisseia
- Qu’est-ce que c’est la sculpture moderne.: ROWELL, Margit 1986 Paris: Ed C.G.Pompidou
- La Sculpture, Principes d’analyse scientifique, vocabulaire et métode: BAUDRY, M. T. Et al 1978 Paris: Ministère de la Culture