Currículo
Fabrico Digital FD
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Sem Seleção de Minor > Optativas II e III
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Area científica Design de Equipamento; grau de ensino: 1º Ciclo; duração semestral; horas de contacto 63; 6 ECTS; Nível II Aquisição de conhecimentos e práticas necessários para o recurso autónomo aos meios digitais para o fabrico e a produção, assim como para o apoio ao desenvolvimento dos projectos e ideias, sobretudo na vertente da sua materialização. São centrais os meios baseados em sistemas informáticos e/ou controlados por computador susceptíveis de serem usados para a produção de modelos, maquetes, protótipos e pequenas séries. Adquisição de capacidades para selecionar os conhecimentos transmitidos para a construção de soluções a aplicar na atividade prática. As aulas compõem-se por uma vertente expositiva e pela prática da operação das máquinas e equipamentos do laboratório de Design de Equipamento, meio fundamental para a boa utilização destes meios e de aquisição dos conhecimentos em causa.
Programa
Introdução aos meios e tecnologias de produção digital: - Máquinas e equipamentos por subtração: fresadoras, corte e gravação a laser, corte jacto de água, entre outras; - Máquinas e equipamentos por adição: Fused deposition modeling (FDM), Estereolitografia (SLA), Selective laser sintering (SLS), entre outras; Métodos e princípios gerais para produção de modelos, protótipos, e pequenas séries; Estratégias e princípios de projecto para a produção digital; Preparação dos ficheiros para produção digital; Procedimentos de segurança na operação de equipamentos; Software CAM: Introdução, princípios gerais e básicos; Práticas e procedimentos para o recurso ao software e equipamentos dos seguintes processos: - CNC Laser: gravação e corte - CNC Fresadora: gravação e corte (2D); Maquinação 3D - CNC plotter de corte e desenho - Impressão 3D FFF - Impressão 3D SLA - Impressão 3D Powder Bed - Digitalização 3D (fotogrametria e LTS)
Método de Avaliação
- Aulas expositivas e aulas práticas; - Trabalho autónomo do aluno; - Prática de operação dos meios e equipamentos considerados em tempo extralectivo; - Acompanhamento pontual para consolidação dos conhecimentos e desenvolvimento dos trabalhos; - Realização de trabalhos práticos. A avaliação é composta pela Avaliação Contínua e Avaliação Final. A Avaliação Contínua é composta pelo desempenho em sala de aula (com ponderação de 20%) e os momentos de avaliação parcial (com ponderação de 80%, a partir da realização de seminário e trabalho semestral). A Avaliação Final decorre da apreciação de melhorias realizadas nos elementos anteriormente avaliados. É obrigatória para os alunos com classificação entre 7 e 9 na avaliação contínua. O aluno com classificação inferior a 7 não é admitido. A Classificação Final é determinada a partir ou de 80% para a Avaliação Contínua e 20% para Avaliação Final ou da ponderação de 100% da Avaliação Contínua para os alunos dispensados da Avaliação Final
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Prototyping and low-volume production: Manufacturing guides.: Thompson, R. 2011 Thames & Hudson.
- Make: Design for CNC: Rohrbacher, G., Filson, A., Young, B., & France, A. K. 2016 O’Reilly Media
- Out of hand: Materializing the postdigital: Labaco, R. T., Museum of Arts & Design, & Exhibition Out of Hand (Eds.) 2013 Black Dog Publishing
- Make: Getting started with 3D printing: Kloski, L. W., & Kloski, N. 2021 Maker Media, Inc.
- Make: Getting started with 3D carving: five step-by-step projects to launch you on your maker journey: Kaplan, Z. 2017 Maker Media, Inc.
- Getting started with CNC: Ford Edward 2016 Maker Media, Inc.
- CAD and rapid prototyping for product design: Bryden, D. 2014 Laurence King Publishing
- Design for 3D printing: Scanning, creating, editing, remixing and making in three dimensions: Bernier, S. N., Luyt, B., & Reinhard, T. 2018 Maker Media, Inc.