Currículo
Introdução ao Design IDesi
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Obrigatórias
ECTS
12.0 (para cálculo da média)
Objectivos
DE, TP126, n1 Apresentação do universo do design e da cultura material, através de abordagens experimentais propostas com o objetivo de introduzir o estudante a conceitos, instrumentos e métodos próprios da atividade de design. Visa promover a capacidade de identificar o potencial transformador do design na alteração das características materiais e comunicativas do ambiente quotidiano, bem como salientar o papel do designer de equipamento nesse processo. Para cumprimento destes objetivos são trabalhadas, a nível propedêutico, competências nos seguintes âmbitos: - linguagem visual e dos diferentes níveis de produção de sentido; - pensamento de design, e da representação visual como suporte do pensamento criativo; - processo de design, e do papel sequencial das diferentes etapas; - metodologia do design, e dos modelos normativos da profissão; - contornos do território do design, e dos limites disciplinares e transversalidades emergentes de diferentes áreas de conhecimento.
Programa
Os conteúdos são organizados em três eixos e testados em exercícios práticos e de reflexão crítica de acordo com a seguinte estrutura: 1. Elementos para uma literacia visual no design - Recursos sintáticos e características sensoriais e percetivas da forma; - Gestalt e Gute Form; - Relações entre aspetos formais e contextos funcionais e de uso dos artefactos; - Semântica do produto e valorização das relações comunicativas; 2. Dimensão estrutural e construtiva - Aspetos materiais e possibilidades formais e funcionais; - Princípios de boa utilização de recursos, racionalização, modularidade, leveza; - Design Paradigms e soluções anónimas para problemas comuns; 3. Dimensão funcional e orgânica - A natureza como modelo: biónica, biomimetismo, bio-design; - A escala humana como referência; - Adequação e propósito: a centralidade humana e a intencionalidade do design.
Método de Avaliação
De acordo com a organização em três eixos referida em Conteúdos são propostos vários exercícios de média duração (3-6 semanas) onde são exercitados os temas a abordar. Os exercícios têm um calendário e critérios próprios estipulados em cada enunciado e são orientados nas aulas. Paralelamente, os temas que enquadram os exercícios são apresentados e discutidos no âmbito de aulas de seminário a realizar semanalmente em alternância com workshops pontuais para aquisição de competências específicas de ordem prática. Os elementos de avaliação e respetiva ponderação estão definidos do seguinte modo: a) Avaliação Periódica: Exercício 1 (15%); Exercício 2 (25%); Exercício 3 (30%); Workshops (5%) b) Avaliação Contínua: Participação e Assiduidade (5%) c) Avaliação Final: Apresentação e defesa de todo o trabalho desenvolvido, incluindo alterações de melhoria realizadas após a avaliação periódica (20%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Design Paradigms: WAKE, W. 2000 John Wiley & Sons
- Moholy-Nagy: PASSUTH, K. 1987 Thames & Hudson
- The Hard Life: MORRISON, J. 2017 Lars Müller Pub
- Ulm Design : Hochschule für Gestaltung Ulm 1935-1986: LINDINGER, H. 1994 MIT Press
- Pedagogical sketchbook: KLEE; P. 1968 Faber and Faber
- Ponto, Linha, Plano: KANDINSKY, W 1996 Edições 70
- Elements of Design: HANNAH, G. G. 2002 Princetown Archit Press
- Form, function and design: GRILLO; P. J. 1976 Dover Publications
- La sintaxis de la imagen : introducción al alfabeto visual: DONDIS, D. 1976 Gustavo Gili
- Interaction of Color: ALBERS, J. 1971 Yale University Press
Secundária
- Tesouros da Feira da Ladra: A beleza do design anónimo: USBORN, D. 2012 MUDE