Currículo
Desenho I Des-I
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
— Aplicar correctamente os vários materiais e meios actuantes do desenho. — Explorar suportes quanto a: formatos, escalas, tipos, enquadramento e composição. — Dominar os aspectos construtivos quanto a: proporcionalidade, estruturação, direcções e alinhamentos. — Dominar os meios lineares quanto a: informatividade, intensidade, natureza, modelação e estruturação. — Dominar a mancha quanto a: variedade tonal, adequação dos grafismos e qualidade textural. — Adquirir capacidades de análise e representação gráfica. — Dominar os conceitos estruturais da linguagem gráfica.
Programa
1. Meios operativos do desenho: 1.1. Materiais e técnicas 1.1.1. Suportes (naturezas, escalas e formatos) 1.1.2. Instrumentos (riscadores / marcadores variados) 1.1.3. Técnicas (secas, húmidas e mistas) 1.2. Métodos (processos conceptuais, perceptivos e construtivos) 2. Elementos estruturais da linguagem gráfica: 1.1. Linha e mancha (contorno; modelação; superfície; tom) 1.2. Valores lineares / tonais / texturais / cromáticos. 3. Elementos da representação gráfica: 3.1. Enquadramento e colocação 3.2. Estrutura e geometria da forma 3.3. Proporção e medição 3.4. Conformidade e semelhança 4. Modos do conteúdo espacial: 4.1. Perspectiva (linear; atmosférica) 4.2. Profundidade (ambiente espacial) 4.3. Disposição visual (o todo / as partes) 4.4. Composição (equilíbrio; peso; organização) 5. Aspectos construtivos e funcionais da forma gráfica: 5.1. Modelação e caracterização volumétrica 5.2. Simplificação (seleção; omissão) 5.3. Contrastes e harmonias 5.4. Variações e combinações expressivas
Método de Avaliação
Exercícios práticos a partir do desenho de observação, organizados em dois módulos, recorrendo a diferentes formas de representação e expressão gráfica e experimentando processos de registo relacionados com os objetivos e conteúdos enunciados, antecedidos de apresentação teórica e de referências, explicitando os temas dominantes e os objetivos a atingir. A orientação é contínua e individualizada, pautada por momentos de debate de turma. A avaliação traduz a ponderação relativa de vários critérios — participação e acompanhamento; volume de trabalho e empenho; integração letiva e adequação; qualidade do desempenho — aferidos em três níveis de avaliação: (i) contínua, assente no acompanhamento do trabalho nas aulas; (ii) periódica (80%), realizada em dois momentos no final de cada por módulo, incluindo já os dados da avaliação contínua como parte integrante; e (iii) final (20%), que compreende os registos anteriores e que se considera cumprida no momento da última avaliação periódica.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Creative Drawing: SMAGULA, Howard J. 2002 2ª ed. London: Laurence King Publ.
- Drawing: Seeing and Observation: SIMPSON, Ian 1992 London: A&C Black Publs.
- The Art of Responsive Drawing: GOLDSTEIN, Nathan 1999 5ª ed. New Jersey: Prentice-Hall.
- The New Drawing on the Right Side of the Brain: EDWARDS, Betty 1999 London: Souvenir Press, 2003.
- Drawing from Observation. An Introduction to Perceptual Drawing: CURTIS, Brian 2002 2ª ed. Boston: McGraw-Hill, 2009.
Secundária
- Learning to Draw: A Creative Approach: KAUPELIS, Robert 2006 New York: Dover Pubications.
- Estratégias del Dibujo en el Arte Contemporâneo: MOLINA, Juan J. G. (coord.) 1999 2ª ed. Madrid: Ediciones Cátedra, 2002.
- A Guide to Drawing: MENDELOWITZ, Daniel FABER, David, WAKEHAM, Duane 1967 7ª ed. Belmont: Thomas Wadsworth Pub. Co., 2007.
- Keys to Drawing: DODSON, Robert 1990 Cincinnati: North Light Books.