Currículo

Projeto I Proje-I

Contextos

Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Obrigatórias

ECTS

12.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC promove a aquisição de competências cognitivas diversificadas básica e transversais à prática do design a par do desenvolvimento do pensamento crítico. Estas competências são adquiridas, em boa parte pela reflexão, observação e experimentação. Objetivos específicos: saber interpretar, discutir e cumprir um programa de projeto; compreender e saber aplicar princípios da metodologia do design; refletir sobre a cultura material no âmbito dos artefactos; saber apresentar um conceito/ ideia; desenvolver a capacidade de execução prática por via da experimentação material e formal – saber fazer; saber fazer registos visuais do processo; desenvolver competências de comunicação dos resultados alcançados. Competências específicas: conseguir realizar projetos pouco complexos; aprender a trabalhar com matérias primas básicas tradicionais; desenvolver a criatividade aplicada ao projeto; saber verbalizar e comunicar o processo de trabalho; adquirir competência de gestão de grupos. UC de nível I.

Programa

O tema base do programa é “aprender a projetar”, promovendo o “saber fazer” e o “aprendendo com as mãos”. Recorre-se a tecnologias simples e de fácil acesso (madeira, metals, cerâmica). Numa perspectiva de construção de objectos de pequena complexidade propomos o desenvolvimento de objectos à escala dos artefactos. O enquadramento teórico da UC far-se-á em torno das questões da metodologia contribuindo, deste modo, para uma maior compreensão das fases de projeto: com especial tónica na importância da construção do conceito e concepção-em-oficina. Conteúdos programáticos: novas tendências do design contemporâneo; metodologia de Design; design Thinking; problem Solving; avaliação de risco; mindmaps; cenários projetivos; entrevista e tratamento de dados; cronogramas; Exercicios Propostos: 1º concepção de um produto de baixa complexidade, em oficina, com fabrico de protótipo; 2º concepção de um produto de baixa complexidade, em oficina, com fabrico de protótipo.

Método de Avaliação

A UC conjuga exercícios teórico-práticos (ETP) com a discussão critica. Os ETP serão lançados no decorrer das aulas. Os professores orientam a sua realização no decorrer das aulas e o aluno completa o trabalho fora do tempo lectivo. A avaliação realiza-se conforme o RACCE-FBAUL de 2024. A Avaliação Contínua (AC) vale 80% da Nota Final da Unidade Curricular (NFUC). A AC é composta por Indicadores de Desempenho em Sala de Aula (IDSA), que valem 20% da AC, e por Momentos de Avaliação Parcial (MAP), que valem 80% da AC. Os IDSA são a apreciação da participação e assiduidade do aluno. Os MAP são dois ETP, um valendo 56% da AC e outro valendo 24% da AC. A Avaliação Final (AF) vale 20% da NFUC. A AF é a apreciação de melhorias pontuais introduzidas nos ETP já executados. A AF é facultativa para os alunos com classificação na AC igual ou superior a 10v, nos termos do artº9 do RACCE-FBAUL. Para os alunos com classificação na AC igual ou superior a 10v, esta classificação converte-se na NFUC.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Material world innovative structures and finishes for interiors: ONNA, Edwin Van 2003 ONNA, Edwin Van: Material world innovative structures and finishes for interiors. Basel, Boston, Berlim, Birkhâuser, Amsterdam: Frame Publishers; 2003. ISBN: 3 7643 6745 8.
  • Design Thinking. Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias: BROWN, Tim 2010 BROWN, Tim: Design Thinking. Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2010. ISBN: 978-85-352-3862-4. Título original: Change by design.
  • Design for the Real Word. Human Ecology and Social Change: PAPANEK, Victor 1984 PAPANEK, Victor: Design for the Real Word. Human Ecology and Social Change. New York, London: Thames and Hudson, 1984. ISBN: 0 500 27358 8. Versão espanhola: Filosofia del Diseño: La forma de las Cosas.

Secundária

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2.º Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2025/2026 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre