Currículo
Representação e Modelação Digital I RMD-I
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Area científica Design de Equipamento; grau de ensino: 1º Ciclo; duração semestral; horas de contacto 63; 6 ECTS; Nível I Pretende-se a aquisição de conhecimentos e práticas necessários à operação dos computadores/informática enquanto ferramentas de projecto. Serão enquadradas com a restante licenciatura as vertentes de desenho e modelação 3D, que o designer considera tanto em fase de esboço, no desenvolvimento, e na preparação do projecto para produção. O aluno estará ainda apto a desenvolver outras soluções que surjam como necessárias aos futuros e inevitáveis problemas específicos. A prática de operação será elemento de relevo na disciplina, uma vez que estes objetivos são atingidos através de aulas expositivas que que incluem uma componente prática através da operação de computador para a resolução de exercícios, permitindo ao aluno verificar e consolidar os conhecimentos adquiridos. O trabalho autónomo permite a complementação da aquisição de conhecimentos e a práticas.
Programa
1 - Introdução a. Os computadores e o projecto em Design b. Tipologias de programas para o projecto em Design 2- Noções básicas de computação gráfica a. Elementos da Geometria Descritiva na computação gráfica b. Modos de ‘rendering’ 3-Formação e prática de operação: a. Desenho b. Modelação tridimensional de projecto e para produção 4- As saídas e produtos dos programas a. Desenho técnico b. Visualizações e animações c. Produção industrial
Método de Avaliação
Aulas expositivas com a prática de exercícios para operação de programas CAD. Prática de operação em tempo extra-lectivo. Acompanhamento pontual para consolidação dos conhecimentos. A avaliação é composta pela Avaliação Contínua e Avaliação Final. A Avaliação Contínua é composta por: ‐ Desempenho em sala de aula (ponderação 20%). É avaliada pela prestação do aluno na realização de exercícios; ‐ Momentos de avaliação parcial (ponderação de 80%). É avaliada pela realização dos elementos solicitados (testes e trabalhos). A Avaliação Final decorre da apreciação de melhorias realizadas nos elementos de avaliação anteriores. É obrigatória apenas para os alunos com classificação entre 7 e 9 valores na avaliação contínua. O aluno com classificação inferior a 7 valores não é admitido e fica reprovado. A Classificação Final é determinada a partir ou de 80% para a Avaliação Contínua e 20% para Avaliação Final ou da ponderação de 100% da Avaliação Contínua se houver dispensa da Avaliação Final
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Desenho Técnico: Veiga da Cunha, Luís 2004 FCG
- Desenho Técnico Moderno: Silva, Arlindo; Tavares Ribeiro, Carlos; Dias, João; Sousa, Luís 2006 FCA Ed
- AutoCad 2007 e AutoCad LT 2007 – Curso Completo: Garcia, José Manuel 2006 FCA Ed
- 3DS Max 7 Curso Completo: Barata, João; Santos, João 2006 FCA Ed
- AutoCAD 2022: A Power Guide for Beginners and Intermediate Users: CADArtifex, John Willis, J., Dogra, S. 2021 Independently published
- Autodesk 3ds Max 2022: A Comprehensive Guide: Tickoo, S 2021 CADCIM Technologies