Currículo

História do Design - Equipamento HDE

Contextos

Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Ciências da Arte e do Património; 1.º Ciclo; Semestral, 42 horas; 6 ECTS, Nível I a) Conhecer os principais protagonistas, movimentos e objetos criados; b) Relacionar os factos históricos do Design nas dimensões culturais, sociais e tecnológicas; c) Estabelecer relações entre a História do Design e a História da Arte; d) Aumentar a cultura de design, artística, histórica, visual e técnica.

Programa

A História do Design de Equipamento da Exposição de 1851 à Segunda Guerra Mundial, na Europa e nos Estados Unidos: A Exposição de 1851 Michael Thonet Christopher Dresser Henry Cole Revivalismo Gótico William Morris e a Morris & Company Owen Jones Charles R. Mackintosh e a Escola de Glasgow Frank Lloyd Wright Josef Hoffmann e a Secessão Vienense Adolf Loos Art Nouveau e o Jugendstil Fordismo e Taylorismo Peter Behrens Deutscher Werkbund Influência do construtivismo e do neoplasticismo no design Bauhaus Vkhutemas Cozinha de Frankfurt Art Déco Le Corbusier e L’Esprit Nouveau Pioneiros do design norte-americano Streamling e styling Jean Prouvé Design escandinavo Mies van der Rohe Design na II Guerra Mundial

Método de Avaliação

De acordo com a metodologia anteriormente apresentada, as aulas terão um amplo suporte de imagens e de textos fundamentais que permitam a descoberta e a discussão dos vários conteúdos. Utilização de materiais complementares na plataforma Moodle da Universidade de Lisboa (materiais de leitura, imagens, esquemas, etc.). A classificação final (0-20 valores) resulta da ponderação de: 1) Avaliação Periódica (90%) Elementos a avaliar: Teste escrito (45%), a realizar no meio do semestre; Teste escrito (45%), a realizar no final das aulas; 2) Avaliação Final (10%). A avaliação final, para alunos com 8 e 9, consiste num teste escrito global.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Argan, G. C.: Walter Gropius e a Bauhaus. 1975 Editorial Presença.
  • Rodrigues, J.: A Bauhaus e o ensino artístico. 1989 Editorial Presença.
  • Pevsner, N.: Os pioneiros do design moderno. 1975 Editora Ulisseia.
  • Pedagogia da Bauhaus.: Wick, R. 1989 Martins Fontes.
  • An Introduction to Design and Culture: 1900 to present.: Sparke, P. 2009 Routledge.
  • Pioneers of Modern Design: from William Morris to Walter Gropius.: Pevsner, N. 1991 Penguin Book.
  • Noblet, J.: Industrial Design: reflection of a century. 1993 Flammarion.
  • A History of Industrial Design.: Lucie-Smith, E. 1983 Phaidon.
  • The Design History Reader.: Lees-Maffei, G. ; Houze, R. (eds) 2010 Berg.
  • Design and Form: the basic course at the Bauhaus.: Itten, J. 1975 Thames and Hudson.
  • The Arts and Crafts Movement.: Cumming, E. 1995 Thames and Hudson.
  • Bauhaus 1919-1933.: Droste, M. 1994 Taschen.
  • Theory and Design in the First Machine Age.: Banham, R. 1960 The Architectural Press.

Secundária

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2.º Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2025/2026 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre