Currículo
Cultura do Design CD
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
DE, 1º ciclo, semestral, T42, 6 ECTS, Nível II A UC está estruturada de modo a permitir ao estudante o aprofundamento de conhecimentos da História do Design como base da compreensão do fenómeno cultural do Design. Para este objetivo são definidas competências nos seguintes domínios: - Conhecer os aspetos evolutivos da História do Design de Equipamento; - Saber referenciar os factos históricos do Design na dimensão social, tecnológica e cultural; - Saber referenciar o fenómeno cultural do Design nos conhecimentos da Cultura Visual e da Cultura Material presentes na análise histórica; - Fazer uso das metodologias de investigação científica na elaboração dos trabalhos da uc; - Dominar a comunicação dos processos de investigação desenvolvidos; - Fazer uso da capacidade de adequação dos fenómenos históricos do Design de Equipamento no contexto contemporâneo; - Potenciar a articulação dos processos e metodologias da investigação histórica e teórica com a cultura de projeto.
Programa
Design + História do design + Cultura do design Definições de Design Dimensão diacrónica e dimensão sincrónica Cultura Visual e Cultura Material A Cultura do Design como sistema Os fundamentos do Design Moderno (Modernidade, Bauhaus, De Stijl, Le Corbusier, Construtivismo) Designers, Indústria e Cultura empresarial (Peter Behrens, Raymond Lowey, Dieter Rams, Ettore Sottsass, James Dyson, Jonathan Ive, António Garcia) Escolas e Pedagogos (Bauhaus, Escola de Ulm, Royal College of Art, A FBAUL) Entidades Promotoras de Design (Deutscher Werkbund, Design Council, ICSID, ICEP - Concurso Jovem Designer) Museus de Design (Victoria & Albert, Design Museum, Centre George Pompidou, MOMA, Vitra Design Museum, MADE – Coleção Paulo Parra) Prémios (Compasso d’Oro, IF Design Award, Red Dot Award, Good Design Award, Prémios Nacionais) Design Moderno e Contemporâneo em análise
Método de Avaliação
Os conteúdos são apresentados de modo expositivo e serão articulados sempre que possível com o trabalho de investigação em grupo que os estudantes desenvolvem em simultâneo, estando previstos dois momentos de apresentação oral dos trabalhos pelos estudantes, com objetivos de partilha de conhecimento e orientação metodológica. Os elementos de avaliação e respetiva ponderação estão definidos do seguinte modo: a) Avaliação Periódica: Ficha de Leitura (20%); Teste (25%): Trabalho de investigação em grupo, 1ª etapa (25%); b) Avaliação Contínua: Participação e Assiduidade (10%); c) Avaliação Final: Trabalho de investigação em grupo (2ª etapa: documento escrito final em formato científico) e discussão oral se média inferior a 9,5 valores (20%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Design Dictionary: Perspectives on Design Methodology: Erloff, M. Marshall, T. (eds) 2008 Birkhauser
- Pedagogia da Bauhaus: WICK, Rainer 1989 Martins Fontes
- An Introduction to Design and Culture: 1900 to present: SPARKE, P. 2009 Routledge
- Ícones do design: PARRA, P. 2009 C. M. Évora
- Design Industrial: MALDONADO, Tomas 2000 Edições 70
- The culture of design: JULIER, Guy 2002 Sage
- Diseño. Historia, Teoria y Práctica del Diseño Industrial: BURDEK, B. 2002 Gustavo Gili
- Phaidon Design Classics: FLETCHER; A. 2006 Phaidon Press