Currículo

Projeto III Proj-III

Contextos

Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Obrigatórias

ECTS

12.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Área científica: Design de Equipamento Grau de ensino: Licenciatura Semestral Horas de contacto: TP 126 + OT 63 6 ECTS Nível II Pretende-se promover competências para: — Desenvolver o sentido critico na análise estética e social dos objetos e artefactos — Compreender as diversas linguagens do design e o seu significado a nível social, político, cultural e económico — Desenvolver um sentido ético para o design — Compreender os atuais vários contextos e vertentes do design de produto — Saber responder a um programa de projeto através de faseamentos pré-definidos, introduzindo a fase de Projeto de execução — Saber conjugar coerentemente as componentes técnicas, formais e funcionais na elaboração de um projeto em Design — Promover o desenvolvimento de uma linguagem e postura ideológica própria e individual — Saber dominar de forma producente e positiva os constrangimentos técnicos e económicos inerentes ao processo de design

Programa

Serão propostos dois exercícios projetuais contextualizados em opostos cenários produtivos e socioculturais. Pretende-se que os programas projetuais e o seu desenvolvimento se constituam como uma simulação o mais próximo possível da atual prática projetual em design. I. Desenvolvimento técnico e formal de um objeto funcionante, á escala da mão, visando a produção industrial massificada, com tecnologia fabril convencional e pré-definida no programa-base. O projeto será parcializado em todas as fases convencionadas, desde a discussão do programa prévio (procura de um uso específico e orientado para um público-alvo) até à fase final de projeto de execução e prototipagem. II. Conceptualização de um programa próprio e específico para o desenvolvimento de um projeto — até ao nível de execução — explorando novos e emergentes contextos produtivos, distributivos e de uso.

Método de Avaliação

A metodologia de ensino proposta assenta em exercícios de simulação da prática projetual, de atelier, com acompanhamento tutorial individualizado ou em grupo, complementado aquando se justifique com aulas expositivas. A avaliação contínua é pontuada formalmente pelas avaliações periódicas correspondentes à entrega e apresentação de cada fase de projeto referentes aos exercícios em curso. A avaliação final tomará assim o carácter de aferição da prestação ao longo do semestre, pelo que a nota final é determinada a partir da avaliação contínua (com uma ponderação de 20%), das avaliações periódicas (cuja soma terá uma ponderação de 60%) e da avaliação Final (com uma ponderação de 20%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • “Produzione, autoproduzione, autopromozione. Esperienze dei giovani designer in Europa” in IMBESI, Lorenzo, Design power: design cognitariat at work in the organiza tion of the knowledge capital: FERRARA, Maria Rita 2008 International DMI Educational Conference, 14-15 April, France
  • Oscilações do Gosto: DORFLES, Gillo 1974 Lisboa, Livros Horizonte
  • “Design e mal-estar” in Design em aberto: COSTA, Daciano da 1993 Lisboa, Centro Português de Design
  • Design Studies: a Reader: CLARK, Hazel e David Brody (ed.) 2009 Oxford, New York, Berg
  • La Era de la Información: Economía, Sociedad y Cultura: CASTELLS, Manuel 1997 Madrid, Alianza
  • Le Capitalisme Cognitif: la nouvelle grande transformation: BOUTANG, Yann Moulier 2007 Paris, Éd. Amsterdam
  • The Coming of Post-Industrial Society: a venture in social forecasting: BELL, Daniel 1973 New York, Basic Books
  • The Long Tail: why the future of business is selling less of more: ANDERSON, Chris 2006 New York, Hyperion e-book

Secundária

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2.º Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2025/2026 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre