Currículo
Projeto IV Proje-IV
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Obrigatórias
ECTS
12.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objetivos da presente UC de Projeto IV envolvem aprofundar: Desenvolver projetos que tenham enquadramento no contexto da vida real onde nos inserimos; Desenvolver o pensamento critico, criativo e a discussão em torno das questões da atualidade; Promover o autoconhecimento no contexto específico da disciplina de design, a pró atividade e autonomia para a ação; Promover, mais que resolver problemas, encontrar soluções em que as pessoas sejam o foco principal (user-oriented design e user-centred design); Praticar apreendendo (learn by doing) tendo como objetivo de desenvolver produtos e serviços com princípios éticos e respeito à natureza; Dominar os processos metodológicos e os demais instrumentos teóricos e práticos da cultura do projeto, bem como o uso das técnicas de representação e comunicação; Ter capacidade de trabalhar em equipa, gerir e coordenar um projeto, de pesquisar e de aplicar os conhecimentos técnicos e tecnológicos dos materiais e dos processos de produção.
Programa
O programa define-se segundo os seguintes tópicos: Projetos de produtos e serviços em respeito com a natureza; Design com a comunidade, projetos locais com o envolvimento das pessoas; Aplicação e uso de métodos de design auxiliares dirigidos fundamentalmente para os processos de design participativo e de co-design; Aprofundamento e aplicação dos conhecimentos técnicos e tecnológicos dos materiais, de componentes e dos processos de produção industrial, semi-industriais ou artesanal de preferência com ligação ao território; Aplicação dos princípios desenvolvimentos sustentabilidade, de ética e deontologia do design; Aprofundamento e aplicação dos métodos de design, das práticas de comunicação e técnicas da representação bi e tridimensional.
Método de Avaliação
O sistema de avaliação baseia-se na periódica (80%) correspondente a 2 momentos de avaliação ponderados entre a qualidade do trabalho visual, da comunicação oral e ainda da excelência dos documentos escritos solicitados; e, avaliação continua (20%) que inclui os pontos de situação e que se constituem como fecho de etapas de projeto, bem como, a participação nas aulas e em todos os eventos que a UC desenvolve fora da sala do espaço letivo. Avaliação Final é obrigatória. São admitidos os estudantes cuja média da classificação periódica e da avaliação continua seja superior a 9,5 (nove e meio) valores. Todos os trabalhos podem ser melhorados no período que decorrente entre os momentos em contexto de aula e a avaliação final: 20%.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Design for the Real Word, Human Ecology and Social Change: Papanek, V. 1992 Papanek, V. (1992). Design for the Real Word, Human Ecology and Social Change. Thames and Hudson
- The design of everyday things: Norman, D. A 2002 Norman, D. A. (2002). The design of everyday things. Basic books.
- Design para um mundo complexo: Cardoso, Rafael & França, Francisco 2016 Cardoso, Rafael & França, Francisco. (2016). Design para um mundo complexo. Ubu Editora
- Design Thinking: Brown, Tim 2017 Brown, Tim. (2017). Design Thinking. Alta Books
Secundária
- Hello World: Where Design Meets Life: Rawsthorn, Alice 2014 Rawsthorn, Alice. (2014). Hello World: Where Design Meets Life. Harry N. Abrams; 1 edition. ISBN-13: 978-1468308068.
- Design as an Attitude: Rawsthorn, Alice 2018 Rawsthorn, Alice. (2018). Design as an Attitude
- Design - History, Theory and Practice of Product Design: Bürdek, Bernhard E 2005 Bürdek, Bernhard E. (2005). Design - History, Theory and Practice of Product Design, Birkhäuser