Currículo
Projeto V Pro-V
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Obrigatórias
ECTS
12.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Area científica Design de Equipamento; grau de ensino: 1º Ciclo; duração semestral; horas de contacto 126; 12 ECTS; Nível III Desenvolvidas competências para: - Desenvolver projectos de Design de Equipamento com autonomia profissional; - Desenvolver processos próprios de metodologia de projecto, de técnicas de representação e comunicação; - Coordenar equipas e projectos e dialogar com técnicos e especialistas de outras áreas; - Dominar conhecimentos técnicos e tecnológicos dos materiais e dos processos de produção para o desenvolvimento de projectos; - Julgar e proceder na sua actividade profissional segundo os princípios éticos, deontológicos e de sustentabilidade vigentes A aquisição destas competências efetua-se através do método “aprender fazendo” segundo uma natureza teórico-prática. São efetuados exercícios para o desenvolvimento de projetos de design, efetuado autonomamente e durante as sessões das horas de contacto, simulando-se uma dinâmica de atelier de design.
Programa
O programa define-se segundo os seguintes tópicos: - Projecto de produtos, equipamentos, ambientes e/ou sistemas segundo um tema selccionado pelo estudante a desenvolver durante o semestre; - O desenvolvimento do projecto em proximidade com a realidade profissional; - A investigação suplementar e aprofundada dos conhecimentos técnicos e tecnológicos dos materiais, de componentes e dos processos de produção; - A autonomia no recurso aos meios e técnicas de pesquisa e recolha de informação para a investigação e o desenvolvimento de projectos; - O desenvolvimento de procedimentos e outros recursos próprios para a gestão e a coordenação de projecto; - As práticas e técnicas da representação bi e tridimensional segundo uma expressão e linguagem visual próprias.
Método de Avaliação
Exercícios de cariz teórico-prático de desenvolvimento de projeto a partir das propostas de parceiros externos para introduzir o aluno à sua futura realidade profissional, em simulação de ambiente de atelier de Design. Sessões teóricas complementares. Visitas de estudo. A avaliação contínua é determinada a partir do acompanhamento do trabalho realizado através de um mínimo de 65% de presenças do total das aulas. As avaliações periódicas decorrem de cada apresentação ou entrega para cada exercício; A avaliação final, decorre da aprecição global dos resultados do estudante. A admissão à avaliação final requer uma classificação superior a 8 valores obtida a partir da média das avaliações periódicas (ponderação de 80%) e da avaliação contínua (ponderação de 20%). A classificação final da UC é determinada a partir da classificação obtida para a referida admissão (ponderação de 80%) com a classificação atribuída na avaliação final (ponderação de 20%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Product and furniture design : the manufacturing guides: THOMPSON, R., & KIM, Y. Y. 2011 Thames & Hudson
- Prototyping and low-volume production : manufacturing guides: THOMPSON, R. 2011 Thames & Hudson
- Manufacturing processes for design professionals: THOMPSON, R. 2007 Thames & Hudson
- Design for the Real World: Papanek, V. 1985 Academy Chicago
- The design of everyday things: NORMAN, D. A. 2002 Basic books
- Universal methods of design: MARTIN, B., & HANINGTON, B. M. 2012 Rockport Publishers
- A matéria da invenção: MANZINI, E., & DAGOGNET, F. 1993 CPD
- Universal principles of design: LIDWEL, W., HOLDEN, K., & BUTLER, J. 2003 Rockport
- Making It: LEFTERI, C. 2007 Laurence King Publishing
- Materials for inspirational design: LEFTERI, C. 2006 RotoVision
- 50 Chairs: BYARS, Mel 1997 RotoVision
- 50 Tables: BYARS, Mel 1997 RotoVision
- Teoria e Prática do Design Industrial: BONSIEPE, Gui 1992 CPD