Currículo
Gestão do Design e Empreendedorismo GDEmp
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
DE, 1º ciclo, semestral, T42, 6 ECTS, Nível III No contexto da Gestão do Design e do Empreendedorismo, a importância do design como estratégia e ferramenta transformacional para o mercado traduz-se em novas oportunidades de negócio, tanto dentro das organizações, como fora delas, num alargado contexto cultural que é também politico, económico, social, tecnológico, ambiental e legal. Assim, esta UC, através da aquisição de competências (soft and hard skills), tem como objetivo aumentar o potencial competitivo dos alunos enquanto players, nomeadamente, pelo debate dos conceitos mais actuais de gestão; pela reflexão informada acerca da participação do design e do designer; pela partilha de estratégias e instrumentos de gestão e empreendedorismo, pela aplicação de métodos de inovação incremental e/ou disruptiva, bem como o seu planeamento e integração futura.
Programa
i. Apresentação da ideia de Design como valor acrescentado, partindo de conceitos fundamentais em economia; ii. Introdução ao empreendedorismo: Conceitos e características; iii. Gestão do design: Modelos e ferramentas; iv. Ideias de negócio: Como gerar ideias de negócio v. O que é e para que serve um pitch: Dicas para um pitch de sucesso; vi. Identidade e Marca: dimensões da marca e afirmação de Identidade; vii. Business models: Value Proposition Canvas & Business Model Canvas (Social e Tecnológico); viii. Proteção da propriedade industrial e formas jurídicas das empresas; ix. Desafios da “Nova Economia” construção e comunicação de modelos, propostas e portfolio; x. Critérios de avaliação de oportunidades. Da “atractividade” do setor às “soluções” de saída e crescimento; xi. “Selling me” exemplos, métodos e plataformas de apresentação e disseminação; xii. Apresentação pitch: O que é e para que serve o plano de negócios; estrutura e fontes de financiamento;
Método de Avaliação
A UC intercala aulas expositivas e de debate de conceitos com o desenvolvimento de exercícios teórico-práticos e proposta de gestão do design e empreendedorismo por parte dos alunos, preferencialmente em grupo: _Aulas expositivas: são apresentados e desenvolvidos os conteúdos programáticos, apoiados por documentos multimédia, textos, casos de estudo e bibliografia para consulta. _Exercício teórico-práticos: elaboração de propostas, modelos, fichas, relatórios, desafios e pitch. _Participação em concursos e/ou actividades extracurriculares, que resultem de parcerias entre a faculdade e outras entidades. Avaliação períodica (exercícios TP): 1) Jogo de gestão - valor acrescentado - (1%) 2) Modelo de negócios (14%) 3) PITCH (20%) 4) Identidade (30%) Avaliação contínua: 5) Auto-avaliação da assiduidade e compromisso (10%) Avaliação final: 6) Participação em competições e atividades extracurriculares (25%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Marketing de A a Z: KOTLER, P. 2003 Campus Editora
- The Culture of Design: JULIER, Guy 2000 Sage
- The $100 Startup: Reinvent the Way You Make a Living, Do What You Love, and Create a New Future: GILLEBEAU, C. 2012 Crown Business
- Purple Cow: GODIN, S. 2009 Portfolio
- We Need You to Lead Us: GODIN, S. 2008 Portfolio
- Rework: Fried, J., & Hansson, D. H. 2010 Crown Bussiness
- Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation.: BROWN, T. 2009 Harper Business
- Making Ideas Happen: Overcoming the Obstacles Between Vision and Reality: BELSKY, S. 2012 Portfolio
- Design Management: Managing Design Strategy, Process and Implementation: BEST, Kathryn 2006 Ava Publishing