Currículo
Estética I Este-I
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estudos Visuais > Optativas II e III
Groupo: LDE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estudos Teóricos de Pintura > Optativas II e III
Groupo: LDE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estética e Teorias da Arte > Optativas II e III
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A partir de uma adequada compreensão das problemáticas artísticas e estéticas abordadas, procura-se que o aluno possa naturalmente dialogar com qualquer obra de arte, objecto ou prática artística, seja do ponto de vista formal, conceptual, ou outro, integrando esse capital de conhecimento na sua pesquisa e realização artísticas.
Programa
Arte e experiência estética: produção, recepção e significação. 1.2 Estética, arte e filosofia. 2. Platão: da imagem à verdade: mimese e furor divino; beleza e bondade. 3. Schopenhauer ou a arte como consolo. 3.1 Os conceitos de “vontade” e de “representação”. 3. 2 A classificação das artes e a música como revelação do mundo. 4. Arte e Vida: Nietzsche e a experiência do mundo como experiência estética. 4.1 Arte e verdade como dispositivo social. 5. Heidegger: a experiência intramundana e a obra de arte como repetição do evento do ser.
Método de Avaliação
O curso de estética I procurará introduzir os alunos no domínio de conceitos, teorias e correntes referenciais, no que diz respeito à sensibilização para a problemática estética, no domínio ; o curso é constituído por aulas nas quais são apresentados os parâmetros teóricos da disciplina, bem como uma exposição ilustrativa sobre cada ponto do programa, tendo em vista a construção de gramáticas possíveis para a leitura, concepção, realização e fruição da obra artística e ou do objecto estético, sem descurar as estratégias de exposição ou curadoria. A metodologia de avaliação será realizada através de um trabalho de investigação proposto pelo aluno e orientado pelos docentes, constituindo a proposta e o trabalho efectivo os dois momentos avaliativos. Serão levados em linha de conta outros elementos de estudo colhidos em sessões de trabalho, individuais ou colectivas. Os alunos ficarão dispensados de prova oral com média aritmética igual ou superior a 12 valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- O Nascimento da Filosofia.: COLLI, Giorgio. 1998 Lisboa: Edições 70, 1998.
- O Nascimento da Tragédia e Acerca da verdade e da mentira no Sentido Extramoral.: NiETZSCHE, Friedrich. 1999 Lisboa: Relógio D´Água.
- O Mundo como Vontade e Representação: SCHOPENHAUER, Arthur - 2021 Lisboa: Edições 70.
- Íon: Platão 2000 Lisboa: Europa-América.
- A Origem da Obra de Arte.: HEIDEGGER, Martin. 1991 Lisboa: Edições 70.