Currículo

Forma Plástica FP

Contextos

Groupo: LDE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estudos Teóricos de Pintura > Optativas II e III

ECTS

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Licenciatura Semestral – 1.º P: OT-7.0; T-21.0 3 ECTS Nível II Forma Plástica é uma Unidade Curricular obrigatória na licenciatura de Pintura, cen-trada no estudo do sentido amplo da visão. É da articulação entre a morfologia do olho com o cérebro, nomeadamente o lobo occipital, que se formaliza o ato de ver. Teremos sempre presentes os contributos da Ciência, quer na abordagem da psico-logia da perceção, quer nos estudos recentes das neurociências. Neste sentido, analisaremos como age a cognição na perceção e compreensão do mundo e a sua aplicação a nível das ciências humanas. Estabeleceremos uma liga-ção entre os acontecimentos percetivos e interpretativos como modo de aproxima-ção a um entendimento e a uma compreensão das diversas formas de linguagens artísticas. Serão privilegiados contributos para as interpretações e experiências de obras pictóricas, sem desprezar outras que se revelem importantes para o entendi-mento dos fenómenos visuais abordados.

Programa

Serão ministradas três abordagens programáticas: 1) A estrutura fisiológica do olho. Relação entre o olho e o cérebro. O ato de ver co-mo operação do sujeito; 2) A diferenciação entre o ato de olhar e o ato de ver. O contributo da memória e do contexto para a construção da experiência; 3) Os processos de criação artísticos e as suas implicações sociológicas serão anali-sados como um ato que implica o uso dos elementos da linguagem pictórica como forma de dar a ver.

Método de Avaliação

Os conteúdos serão apresentados de modo dinâmico, fomentando a sua apresentação em modo de diálogo e em permanente articulação com os interesses dos alunos. No decurso do semestre os alunos prestarão uma avaliação dos conteúdos lecionados (Avaliação Contínua (20 %), com a entrega de dois trabalhos (cada um 30 %), que articulem uma componente teórica com o desenvolvimento de um exercício prático que se relacione com o conteúdo a ser avaliado. No final do semestre será pedido um relatório interpretativo (20%) de uma ou mais obras de um autor ou autores de escolha livre, previamente acordado com o docente. Segundo Regulamento Pedagógico em vigor - podem ser dispensados da Avaliação Final os alunos que satisfaçam os objetivos anteriormente descritos com resultados iguais ou superiores a 10 valores. Serão excluídos da avaliação final os alunos que ao longo do semestre não tenham frequentado pelo menos 2/3 das aulas.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Richard Langton Gregory: Eye and Brain: The Psychology of Seeing 1986 Relógio d’Água. Lisboa
  • A Dimensão Oculta: Edward Twitchell Hall 1986 Relógio d’Água. Lisboa
  • O Olho e o Espírito. (Vol. 1): Maurice Merleau-Ponty 2000 Veja. Lisboa
  • O Que Vemos, O Que nos Olha. (Vol. 1): George Didi-Huberman 2013 Editora 34. Lisboa
  • Sentir & Saber - A caminho da Consciência: António Damásio 2020 Círculo de Leitores. Lisboa
  • Un Arte Contextual. (Vol. 1): Paul Ardene 2006 Cendeac. Murcia
  • Anamorphoses ou Thaumaturgus Opticus. Les Perspectives Dépravées – I: Jurgis Baltrušaitis 1996 Flammarion, Paris

Secundária

Disciplinas de Execução