Currículo

Estudos de Pintura EPin

Contextos

Groupo: LDE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estudos Teóricos de Pintura > Optativas II e III

ECTS

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

PINTURA Grau de ensino: Licenciatura Duração: Semestral Horas de contacto (TP 21 + OT 7 horas) ECTS (6 ECTS) Nível III Esta unidade curricular é de nível III. Deverá ser frequentada preferencialmente numa fase avançada do percurso académico por se tratar de uma disciplina com grau de complexidade e exigência elevados. O objectivo desta Unidade Curricular é o de mostrar as invariantes possíveis do objecto pictórico, ou seja, mostrá-lo tal como o Olhar o vê, o corpo o vê (à Pintura, ao Vídeo e à instalação, por exemplo), as várias formas de Olhar, ou os modos como o objecto pictórico provoca, na sua recepção e presentificação, uma interacção entre vários sentidos. Trata-se de perceber estas invariantes do objecto pictórico sem, contudo, nos fixarmos exclusivamente em questões compositivas e/ou históricas; ler o objecto pictórico numa sua especificidade além daquela que a História da Arte, a Estética ou a Crítica de Arte proporcionam com suas regras próprias.

Programa

A Unidade Curricular será subordinada ao seguinte tema/título genérico: “Regimes da Ocularidade e Artes Plásticas”: A. A centralidade e os paradoxos da ocularidade - Séculos XVII e XVIII: luzes e trevas; os mitos solares do Ancient Regime e da Revolução; da “solaridade” ao Romantismo : Caravaggio, “caravaggismo”, Bellori, Rubens, Poussin, Rembrandt, o norte da Europa, Greuze, Chardin, Friedrich e romantismo. B. Do Impressionismo a Henri Bergson: o fim da passividade retiniana; superação da visualidade e arte conceptual C. Século XX e suspeição ocular: Sartre, Merleau-Ponty, Lacan e Derrida, o lugar da Pintura e do seu espectador.

Método de Avaliação

Esta Unidade Curricular é de natureza teórica, logo optará pelos seguintes recursos: -- Aulas expositivas teóricas ilustradas com imagens que testemunhem as teses defendidas ou apresentadas. -- O processo avaliativo de Estudos de Pintura II é de dupla natureza: periódica e globalizante, sendo a Avaliação Periódica constituída pela análise de um trabalho temático escrito (no final do semestre) e de um Relatório intercalar; para a Avaliação Final contribuirá um curto Relatório-síntese: Ponderação: Avaliação Periódica: 80% Avaliação Final: 20%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Invisualidade da Pintura: Uma História de Giotto a Bruce Nauman: Vidal, Carlos 2015 Lisboa: Fenda
  • O Ser e o Nada: Sartre, Jean-Paul 1993 Lisboa: Círculo de Leitores
  • Downcast Eyes: The Denigration of Vision in Twientieth-Century French Thought: Jay, Martin 1994 California University Press
  • Carta Sobre os Cegos para uso daqueles que vêem: Diderot 2007 Lisboa: Vega
  • Suspensions of Perception: Attention, Spectacle, and Modern Culture: Crary, Jonathan 1999 MIT Press
  • Matter and Memory: Bergson, Henri 1988 Nova Iorque: Zone
  • Vidas de Pintores: Bellori, Giovan Pietro 2005 Madrid: Akal

Secundária

Disciplinas de Execução