Currículo

Composição - Elementos CEle

Contextos

Groupo: LDE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estudos Teóricos de Pintura > Optativa I

Groupo: LDE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estudos Teóricos de Pintura > Optativas IV e V

ECTS

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Composição-Elementos é uma Unidade Curricular do 2º semestre da licenciatura de Pintura (T - 21 horas OT 7 horas, 3 ECTS, nível 2) e constitui a primeira parte de uma componente teórica relacionada com a organização formal do espaço pictórico, o desenvolvimento do projeto pictórico e respetiva apresentação. O seu território de conhecimento é definido pelos limites ontológicos da Pintura, como entidade com a configuração que a criação artística atual confere. Os objetivos fundamentais desta disciplina visam conhecer os elementos estruturantes da Pintura, compreender a sua estrutura física e conceptual, relacionar o fazer com o pensamento, perceber a importância das opções e os diversos modos de fazer pintura de acordo com o tempo, os lugares e o individuo. Visa também estimular no aluno o encontro de um espaço profissional que o situe perante os conceitos Arte ou Artista, Pintura ou Pintor.

Programa

Forma, conteúdo e função; estrutura; intenção; formato e limite. Elementos e princípios de composição da Pintura. Elementos: Ponto, linha, cor, textura, forma e espaço. Princípios: Equilíbrio, contraste, ênfase, escala, proporção, movimento, padrão, ritmo, unidade. Matéria: suporte, tecnologia, técnica, gesto. Geometria: superfície, espaço e perspetiva. Unidade equilíbrio, proporção e harmonia. Cor, luz e padrão: visualidade e contraste. Movimento: tempo, ritmo, repetição.

Método de Avaliação

Composição-Elementos é uma unidade curricular teórica semestral com 15 aulas de uma hora e trinta minutos semanais. Desenrola-se a partir de aulas expositivas com espaço para debate, apresentação de pesquisas, estudos ou experiências. Os critérios das avaliações são indissociáveis da participação presencial e do diálogo estabelecido com o docente, da realização dos exercícios e provas solicitadas, e da capacidade expositiva. A Classificação Final resultará de duas Avaliações Periódicas (cada 30%), uma Avaliação Contínua (20%) e uma Avaliação Final (20%), assente no acompanhamento das investigações em curso. Contudo (segundo o Regulamento de avaliação de conhecimentos e competências dos estudantes da F.B.A.U.L.), podem ser dispensados da Avaliação Final os alunos que satisfaçam o conjunto de critérios anteriormente descritos.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Com ou sem Tintas: Composição, Ainda?: AAVV. 2013 Lisboa: CIEBA – FBAUL

Secundária

  • Le Nombre d’Or: GHYKA, Matila 1927 Paris: Gallimard
  • Ponto Linha Plano,: KANDINSKY, Wassily 1987 Lisboa, Edições 70
  • The Daily Practice of Painting – Writings and Interviews 1962-1993: RICHTER, Gerhard 1995 Londres, Thames and Hudson
  • L’Instauration du Tableau: STOICHITA, Victor 1999 Genebra, Droz S.A.
  • Secret Knowledge: Rediscovering the Lost Techniques of the Old: HOCKNEY, David 2006 Masters, Londres, Studio
  • La Geometrie Secrete des Peintres.: BOULEAU, Charles 1963 Paris: Le Seuil,

Disciplinas de Execução