Currículo

Instalação I Ins-I

Contextos

Groupo: LDE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Performance > Optativa I

Groupo: LDE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Performance > Optativas IV e V

Groupo: LDE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estudos Transversais de Pintura > Optativas II e III

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Grau de ensino: Licenciatura; Duração: Semestral; Horas de contacto: (TP 84 + OT 28 horas); ECTS: (6 ECTS); Nível I. Os objectivos de aprendizagem incidem essencialmente sobre três conceitos básicos: a interdisciplinaridade, o contexto histórico e as noções de espaço/contexto que se consideram essenciais para um entendimento daquilo a que definimos como instalação.

Programa

A obra de arte é concebida em "sintonia" com o espaço/contexto. Análise e estudo dos diferentes parâmetros de entendimento e da complexidade do conceito de espaço/contexto, enunciando alguns mais evidentes: arquitectónico, social/político, geográfico e económico. A transversalidade, a permeabilidade e a maleabilidade inerentes a esta prática artística implicam uma potencial integração de todas as disciplinas, incluindo aquelas que se situam fora do âmbito comum de um curso de artes plásticas.

Método de Avaliação

Num primeiro exercício e trabalhando com o mesmo referente escolhido para a unidade curricular nuclear; o(a) aluno(a) elaborará uma ou mais instalações informais, incluindo documentação visual e escrita da(s) mesma(s). Num segundo momento, o(a) aluno(a) explorará as possibilidades verificadas no trabalho anterior para a construção de instalações no espaço físico da faculdade. A avaliação é contínua (20%), periódica (em dois momentos, cada 30%) e final (20%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Space site intervention - situating installation art: Erika Suderburg 2000 University of Minnesota Press
  • The power of display: a history of exhibition installations at the Museum of Modern Art: Marie Anne Staniszewsky 1988 The MIT Press
  • One place after another - Site specific art and location identity: Miwon Kwon 2002 The MIT Press
  • Installation art: a critical history: Claire Bishop 2005 Tate Publishing
  • Installation art: Michael Archer 1996 Thames and Hudson

Secundária

  • Mapping the terrain: new genre public art: Suzanne Lacy 1996 Bay Press
  • Into the light - The projected image in american art 1964-1977: Chrissie Iles 2001 Whitney Museum of American Art
  • Martin Kippenberger - The problem perspective: Ann Goldstein 2008 The MITT Press
  • Bruce Nauman: Coosje Van Bruggen 1988 Rizzoli

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1 Semestre