Currículo
Pintura Digital I PDig-I
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Desenho Digital > Optativas II e III
Groupo: LDE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estudos Transversais de Pintura > Optativas II e III
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Area Científica: Pintura Grau de Ensino: Licenciatura Duração: Semestral Horas de Contacto: TP 84 + OT 28 horas ECTs: 6 ECTs Nível: I Contextualização histórica no estudo dos novos media digitais (integrando a fotografia e o vídeo). A unidade curricular Pintura Digital - Iniciação oferece uma perspetiva teórica e prática sobre a relação das qualidades conceptuais e formais no uso das imagens digitais no campo da Arte Contemporânea, no estudo e na compreensão da sua evolução enquanto fenómeno artístico a partir do século XX até ao presente. A Unidade Curricular tem também como objectivos facultar a aquisição de competências necessárias ao domínio das noções teóricas e das tecnológicas que possam ser integradas no âmbito do construção de projectos.
Programa
Tratando-se de uma UC de iniciação, os conteúdos programáticos proporcionam referências e práticas dos meios digitais abordados, nas suas múltiplas extensões, no campo do pensamento e da produção artística contemporânea. Enquadramentos históricos, teóricos e críticos dos novos media como fenómeno contemporâneo da produção artística. As linguagens digitais. «A imagem na era da reprodutibilidade técnica». Componentes da imagem, suportes, processos e técnicas. Experimentação e elaboração de projectos no campo da imagem digital (fixa e em movimento).
Método de Avaliação
As aulas são teórico-práticas visando transmitir os conceitos chave, os saberes artísticos, técnicos e científicos, que caracterizam a Pintura Digital - Iniciação. É utilizada a comunicação educacional direta, método de exposição oral presencial, recorrendo ao discurso informo e scripto. Os critérios das avaliações são indissociáveis da actividade projectual, da participação presencial, bem como da capacidade expositiva. A Classificação Final resultará de duas Avaliações Periódicas (cada 30 %), uma Avaliação Contínua (20 %) e uma Avaliação Final (20 % ), assente no acompanhamento tutorial em estúdio; contudo, segundo Regulamento de avaliação de conhecimentos e competencias dos estudantes FBAUL, em vigor, podem ser dispensados da Avaliação Final os alunos que satisfaçam o conjunto de critérios anteriormente descritos.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- On Photography: Sontag, Susan 2001 ISBN: 9780312420093
- Photography: London, Barbara; Upton, John; Stone, Jim 2016 ISBN-13: 9780134490618
- Video/Art: The First Fifty Years: London, Barbara 2020 ISBN: 9780714877594
- Experimental Film and Photochemical Practices: Knowles, Kim 2020 ISBN: 9783030443085
- Sound: Kelly, Caleb 2011 ISBN: 9780262515689
- Abstract Video The Moving Image in Contemporary: Jennings, Gabrielle 2015 ISBN: 9780520282483
- Why Photography Matters as Art as Never Before: Fried, Michael 2008 ISBN-13: 9780300136845
- The Film Sense: Eisenstein, Sergei 1957 ISBN: 9780156309356
- The Practice of Light: A Genealogy of Visual Technologies from Prints to Pixels: Cubitt, Sean 2014 ISBN: 9780262027656
- Videograph: Video Media as Art and Culture: Cubitt, Sean 1993 ISBN: 9780333555569
- The Cinematic: Campany, David 2007 ISBN: 9780262532884
- After Uniqueness - A History of Film and VideoArt in Circulation: Balson, Erika 2017 ISBN: 9780231176934