Currículo
Meios Transversais de Pintura MTP
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estudos Transversais de Pintura > Optativa I
Groupo: LDE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estudos Transversais de Pintura > Optativas IV e V
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Licenciatura Semestral – 2.º P: OT-28.0; TP-84.0 6 ECTS Nível I Compreender a Pintura como uma área do conhecimento (articulando o fazer e o pensar) Compreender que as tecnologias são ferramentas disponíveis para a resolução dos problemas do fazer e do pensar Perceber as ressonâncias da dinâmica do espaço de trabalho artístico no desenvolvimento e consolidação de uma práxis artística Compreender a necessidade de se delimitar um campo de trabalho próprio enraizado numa inscrição individual e transmissível Consolidar uma autonomia de criação, de produção e de realização artística Desenvolver e explorar diferentes meios (não digitais) para o pensamento e o desenvolvimento e divulgação de uma prática artística; Dominar as ferramentas informáticas que permitem conceber, orientar, gerir e avaliar o trabalho artístico Perceber os mecanismos atuais de divulgação e promoção da produção artística Conhecer e aplicar os fundamentos e as metodologias da gestão de projetos artísticos
Programa
Espaço de materialização: ateliê (físico/virtual), laboratório, oficina, fábrica, empresa; Meios de documentação: informática, texto, imagem, som, fotografia, vídeo; Apresentação: currículo, biografia, portefólio; Orçamento: custos, cotação, galeria/leiloeira, venda, propriedade, comissão; Exposição: expor, mostrar, museologia, museografia, instalação, montagem; Produção da exposição: emolduramento, transporte (embalagem / dimensão /área / volume / peso), seguro; Apoio: pessoal, institucional (museu, fundação, galeria), público / privado; Público: pessoal, profissional: (colecionador / crítico /curador /comissário /diretor de: galeria, museu, fundação, non-profit space, artist-run space); Informação: comunicados à imprensa (escrita, áudio, visual, Internet, blogues, redes sociais), correio (normal /eletrónico /em mão), convites, folha de sala, tabelas, obras de arte que informam outra obras;
Método de Avaliação
Meios Transversais da Pintura (Transverse Means of Painting) has a six hours per week schedule in the second half-year within 15 weeks. Theoretical and accompanying classes meet the resolution of a set of exercises launched from the articulation between the learning objectives and the programmatic contents of this program. The evaluation takes place in three ways: continuous evaluation, intermediate evaluation and final evaluation. The evaluation criteria are indissociable from attendance and the dialogue established with the teacher, the performance of the exercises and tests requested, and the expository skills. The Final Classification will result from two Periodic Assessments (each 30%), a Continuous Assessment (20%) and a Final Assessment (20%), based on the tutorial in the studio. However (according to the Pedagogical Regulations in force) students who meet the criteria described above may be exempted from the Final Evaluation.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Studio and cube – On the relationship between where art is made and where art is displayed: Brian O’DOHERTY 2007 New York: Columbia University
- The studio reader: Mary Janes JACOB; Michelle GRABNER 2010 Chicago and London: University of Chicago Press
- No interior do cubo branco – A ideologia do espaço da arte: Brian O’DOHERTY 2002 Martins Fontes
- Site-Specific Art, performance, place and documentation: Nick KAYE 2010 London e New York: ed. Routledge
- The studio: Jens HOFFMANN; Christina KENNEDY 2007 Dublin: Dublin City Gallery The Hugh Lane
- COLES, Alex: Alex COLES 2012 Berlin: Sternberg Press
- Fora do estúdio, in Live in your head – Conceito e experimentação na Grã-Bretanha 1965-75: Michael ARCHER 2001 Lisboa: Museu do Chiado
Secundária
- O artista da corte, os antecedentes dos artistas modernos: Martin WARNKE 2001 São Paulo: EDUSP
- Inventions of the studio, renaissance to romanticism: Michael COLE; Mary PARDO 2005 Chapel & London: The University of North Carolina Press