Currículo
Pintura Digital II PDig-II
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Desenho Digital > Optativas IV e V
Groupo: LDE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Desenho Digital > Optativa I
Groupo: LDE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estudos Transversais de Pintura > Optativa I
Groupo: LDE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estudos Transversais de Pintura > Optativas IV e V
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Area Científica: Pintura Grau de Ensino: Licenciatura Duração: Semestral Horas de Contacto: TP 84 + OT 28 horas ECTs: 6 ECTs Nível: II Desenvolvimento do nível anterior (iniciação). Aprofundamento e continuidade da construção de projectos artísticos em ambiente digital. Estes projectos deverão englobar os fundamentos teórico-práticos anteriormente leccionados, reflectindo e enquadrando um discurso crítico e reflexivo no campo das linguagens artísticas. Ampliação de competências teóricas e tecnológicas para a sensibilização de diferentes abordagens do pensamento histórico, estético e artístico no âmbito da Pintura Digital.
Programa
Tratando-se de uma cadeira de desenvolvimento, os conteúdos programáticos proporcionam novas referências e práticas dos meios digitais abordados, nas suas múltiplas extensões, no campo do pensamento e da produção artística contemporânea. Enquadramentos históricos, teóricos e críticos dos novos media como fenómeno contemporâneo da produção artística. As linguagens digitais. Realidade versus ficção, analógico versus digital. Princípios e métodos de planificação, montagem, produção e pós produção. Construção e elaboração de projectos e exploração de novas linguagens no campo da imagem digital (fixa e em movimento).
Método de Avaliação
As aulas são teórico-práticas visando transmitir os conceitos chave, os saberes artísticos, técnicos e científicos, que caracterizam a Pintura Digital - Desenvolvimento. É utilizada a comunicação educacional direta, método de exposição oral presencial, recorrendo ao discurso informo e scripto. Os critérios das avaliações são indissociáveis da actividade projectual, da participação presencial, bem como da capacidade expositiva. A Classificação Final resultará de duas Avaliações Periódicas (cada 30 %), uma Avaliação Contínua (20 %) e uma Avaliação Final (20 % ), assente no acompanhamento tutorial em estúdio, contudo segundo Regulamento Pedagógico em vigor, podem ser dispensados da Avaliação Final os alunos que satisfaçam o conjunto de critérios anteriormente descritos.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The Collected Writings of Michael Snow: Snow, Michael 1994 ISBN: 9780889202436
- Video Art: Rush, Michael 2003 ISBN13: 9780500237984
- Visual Time: Moxey, Keith P. F 2013 ISBN: 9780822395935
- On the Eve of the Future: Michelson, Annette 2017 ISBN: 9780262035507
- Six Years - The Dematerialization of the Art Object from 1966 to 1972: Lippard, Lucy R. 1973 ISBN: 9780520210134
- Seven Years: The Rematerialisation of Art from 2011 to 2017: Lind, Maria 2019 ISBN: 9783956794636
- A voyage on the north sea: Krauss, Rosalind 1999 ISBN: 9780500282076
- Discorrelated Images: Denson, Shane 2020 ISBN: 9781478010913
- Listening Through the Noise: Demers, Joanna 2010 ISBN: 9780195387650
- The Dialectics of Seeing: Buck-Morss, Susan 1997 ISBN: 9780262521642
- Metaphors on Vision: Brakhage, Stan 1963 ISBN-10: 0997910208
- Artificial Hells - Participatory Art and the Politics of Spectatorship: Bishop, Claire 2012 ISBN: 9781839767753