Currículo

Artes Digitais ADig

Contextos

Groupo: LDE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Fotografia > Optativas II e III

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Desenvolver competências técnicas e criativas nas artes digitais, particularizadas nos campos da fotografia, som e imagem em movimento digitais. Capacitar os estudantes a utilizar ferramentas digitais avançadas para produção artística. Fomentar a compreensão crítica das relações entre arte, tecnologia e sociedade, através de exemplos chave das vanguardas do séc. XX. Explorar a interseção entre diferentes formas de expressão artística digital. Estimular a autonomia e originalidade na criação artística digital. O método de ensino centra-se na prática, incentivando a experimentação e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. A combinação de aulas teóricas e projetos individuais garantirá a aquisição de competências técnicas, críticas e criativas. A progressão por três campos da tecnologia digital proporcionará aos alunos uma experiência imersiva e multidisciplinar. A avaliação será formativa, destacando o progresso contínuo e a aplicação prática das competências desenvolvidas.

Programa

Introdução às Artes Digitais Pequena história e contextualização das artes digitais do século XX até à contemporaneidade. A importância da montagem nas vanguardas do século XX e a sua atualização digital. Fotografia Digital: A fotomontagem: dadaísmo e construtivismo – novas conceções sociais e espaciais. Características das imagens digitais. Otimização de ficheiros para impressão e para ecrã. Técnicas de captação e edição de imagem digital. Composição e narrativa visual - musicalidade da fotomontagem Fotomontagem. Som Digital: John Cage e a arte sonora – o som como matéria. Espacialidade do som Gravação e edição de áudio. Design e montagem sonora. Imagem em Movimento: O cinema experimental. Cinema estruturalista – a matéria fílmica: o frame. Captura de imagem. Edição de vídeo e efeitos visuais. Técnicas de montagem. Integração de meios: imagem estática, som e imagem em movimento.

Método de Avaliação

A concretização do programa faz-se através de (1) conteúdos teóricos apresentados nas aulas com referências para reflexão e exploração, (2) três exercícios concretizados individualmente com ferramentas digitais de carácter introdutório e exploratório, e (3) da sua apresentação na aula e publicação online. Os alunos irão (I) conceber ideias e representar conceitos explorando tecnologias em contexto multimédia, (II) agilizar processos através do recurso a ferramentas digitais para criação e tratamento de imagem e som, e (III) apresentar conceitos e divulgar resultados. A avaliação incide sobre os seguintes componentes (Cf. RACCE): Avaliação contínua (AC) Constituída pela assiduidade e participação nas aulas; Avaliação periódica (AP) Constituída pelos trabalhos realizados ao longo do semestre que integram os conteúdos abordados; Avaliação final (AF) Consiste na apreciação e discussão oral dos trabalhos realizados ao longo do semestre.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Montage and Modern Life:1919-1942: Teitelbaum, Mathew 1992 ISBN 0-262-20091-0
  • New screen media: cinema, art, narrative: Rieser, Martin & Zapp, Andrea eds. 2004 ISBN 0-85170-864-1
  • Maeda @ media: Maeda, John 2000 ISBN 0-500-28235-8
  • Aesthetics of interaction in digital art;: Kwastek, Katja 2013 ISBN 9780262019323
  • Digital arts: an introduction to new media: Hope, Cat & Ryan, John 2014 ISBN 9781780933238
  • Artificial Aesthetics: Creative practices in computational art and design: Carvalhais, Miguel 2016 ISBN 978-989-746-092-0
  • Visual production in the cyberspace: a theoretical and empirical overview: Bakan, Uğur 2018 ISBN 978-605-88873-1-2
  • Estética da Montagem: Amiel, Vincent 2010 ISBN 978-989-8285-16-4
  • Digital Multimedia, 3rd ed. John Wiley & Sons, Ltd: Chapman, Nigel, Chapman, Jenny 2011

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1 Semestre