Currículo
Cerâmica I - Iniciação Cni-II
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Tecnologias Artísticas de Pintura > Optativas II e III
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Unidade curricular optativa, semestral, da Licenciatura em Pintura, nível de iniciação, creditada com 6 ECTS, correspondentes a 84 horas de contato. Apresentar noções e princípios fundamentais da cerâmica, ministrando os conhecimentos e competências, nos domínios científico, tecnológico e artístico num sentido amplo. Desenvolve-se uma relação de proximidade e confronto do/a discente com os materiais cerâmicos, a sua manipulação e domínio mecânico, na interligação entre as condições oficinais e os desafios discursivos exploratórios. Divulgação da terminologia, ferramentas, equipamentos e meios operativos essenciais. Enquadramento dos materiais cerâmicos e seus ambientes nos princípios de higiene e segurança. Estímulo e desenvolvimento das capacidades criativas, espírito científico, análise crítica e de pensamento reflexivo autónomo, na área da pintura cerâmica, a par de um permanente desejo de aperfeiçoamento cultural e profissional, integrando os saberes adquiridos.
Programa
Enquadramento tecnológico, definição e terminologia da Cerâmica. Tipologia das pastas cerâmicas e seus componentes. Estudo das características dos materiais cerâmicos argilosos e não-argilosos. Manipulação, higiene e segurança nos ambientes de estúdio. Processos de conformação, mecânicos e manuais, de acordo com o, estado morfológico das pastas e propósito produtivo. Exercícios de conformação bidimensional e tridimensional. Secagem dos materiais cerâmicos e compromissos construtivos. Enforna e cozedura, ciclo térmico e reações dos materiais. Pirometria e controlo da cozedura de acordo com a tipologia dos fornos cerâmicos. Composição e classificação dos revestimentos cerâmicos, com experimentação de soluções referenciais no desenvolvimento de exercícios individuais. Estudo da cor na cerâmica e contato com os pigmentos mais comuns. Contextos criativos e realizações expressivas concretas. Linguagem individual em desenvolvimento e sua relação com parâmetros técnicos expectáveis.
Método de Avaliação
Unidade teórico-prática, 6 ECTS, ministrada em 2 aulas semanais de 3 horas. Conteúdos fundamentais da cerâmica, seus materiais, processos tecnológicos básicos, apresentados por meios reais ou audiovisuais seguidos de ensaios práticos exploratórios. Avaliação feita nas modalidades Contínua e Final. A Avaliação Contínua, AC, inclui Parâmetros de Avaliação Contínua, PAC, e Avaliação Periódica, AP. AC determina-se segundo a ponderação 0,2xPAC+0,8xAP. As APs ocorrem em dois momentos (AP1 e AP2) e contribuem para a Avaliação Contínua: a meio do semestre AC=0,2xPAC+0,8xAP1 (pauta informativa); no final do semestre AC=0,2xPAC+0,8x(1xAP1+2xAP2):3 (pauta final), expressa em valores de 0 a 20. Classificações de 10 ou mais valores, dispensam a Avaliação Final (AF), as de 7 a 9 sujei-tam-se a AF. A Classificação Final determina-se de acordo com a fórmula 0,8 x AP + 0,2 x AF. A pauta será divulgada pelos Serviços Académicos. Os alunos dispensados podem submeter-se a avaliação final voluntariamente.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The new maiolica: OSTERMANN, Matthias 1999 Londres, A & C Black
- Modelagem: CHAVARRIA, Joaquim 1999 Lisboa, Estampa
- An introduction to the technology of pottery: Rado, Paul 1969 Pergamon Press
- A Cerâmica: FRICKE, Johann 1986 Lisboa, Presença
- Sínteses cerâmicas: FERREIRA, J. Conceição; VIDAL, Jorge 1996 Lisboa, FBAUL
Secundária
- The decorative tile: in architecture and interior: HERBERT, Tony 1995 Londres, Phaidon
- A arte do azulejo em Portugal: MECO, José 1985 Lisboa, Bertrand
- Cerâmica mural portuguesa contemporânea: BURLAMAQUI, Suraya 1996 Lisboa, Quetzal