Currículo
Tapeçaria II - Desenvolvimento T-IID
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Tecnologias Artísticas de Pintura > Optativa I
Groupo: LDE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Tecnologias Artísticas de Pintura > Optativas IV e V
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pintura; Licenciatura; Semestral; TP 84 + OT 28; 6 ETCS; Nível II Esta Unidade Curricular visa desenvolver os conhecimentos vinculados aos materiais, técnicas e processos da tapeçaria, implicados numa metodologia de projeto. Tem como objectivos: .Equacionar a tapeçaria contemporânea nas vertentes estética e técnica; .Potenciar a experimentação e criação de instrumentos, materiais e técnicas têxteis; .Desenvolver metodologias e estratégias interdisciplinares que facilitem a actividade projectual no domínio da tapeçaria contemporânea; .Aprofundamento de conhecimentos teóricos no âmbito da arte contemporânea têxtil; .Reconhecer a tapeçaria enquanto actividade artística enquadrada numa dimensão social e cultural, bem como objecto patrimonial; .Aprofundar e consolidar conceitos implicados com um projeto individual a desenvolver de acordo com um conceito alargado de Fiber Art.
Programa
1.Materiais e Técnicas Têxteis: .Enquadramento histórico e tecnológico de técnicas de tecelagem e bordado; .Oficina de tecelagem da Bauhaus (casos de estudo); .Abordagens tradicionais e criativas de tecelagem e bordado; .Técnicas de manipulação de tecido; .Reinterpretação de instrumentos, materiais e processos têxteis. 2. Projeto Têxtil - Processo: .Aprofundamento da materialidade têxtil nas suas implicações estéticas, antropológicas, políticas e históricas; .Metodologia de investigação artística. Acompanhamento do planeamento e faseamento do projecto dos estudantes; .Desenvolvimento de um projecto têxtil em sentido amplo (tear; esmirna; punch needle; bordado, esculturas têxteis, tecidos construídos, estamparia, trapologia, objectos-roupa e performance). 3. Dispositivo e Exposição: .O caráter instalativo da tapeçaria contemporânea; .Suportes e dispositivos de apresentação em contexto de exposição.
Método de Avaliação
Aulas teórico-práticas estruturadas em dois momentos, consistindo o primeiro na apresentação de conceitos-chave da Tapeçaria e da Tecelagem e o segundo na dinamização de acções/projecto que promovem uma aprendizagem prática da tecelagem e processos têxteis. Tapeçaria II é uma UC de projeto centrada na atividade artística dos estudantes. Os trabalhos desenvolvidos são acompanhados pelos docentes em tutoriais individuais, onde se abordam aspectos, teóricos e/ou práticos, relevantes para cada caso, com recurso frequente à exemplificação. As avaliações terão em conta o sentido e coerência dos projetos, suas qualidades conceptuais, plásticas e de execução, criatividade, originalidade, qualidades de investigação e de apresentação, sentido crítico e nível de informação e, ainda, a assiduidade, persistência, evolução e quantidade de trabalho realizado. A Classificação Final resultará de duas Avaliações Periódicas (50%), Avaliação Contínua (20%) e Avaliação Final (30%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Livro The Handbook of Textile Culture: Jefferies, Janis 2015 Bloomsbury Publishing PLC;ISBN: 9780857857750
- O Ponto e o Píxel: Pires, Susana 2017 Museu da Tapeçaria de Portalegre - Guy Fino/ Câmara Municipal de Portalegre.
- Fiber: Sculpture 1960-Present: Porter, J. 2014 Boston: ICA, The Institute of Contemporary Arts.
- Fray: art and textile politics.: Bryan-Wilson, Julia 2017 Chicago: University of Chicago Press.
- Surface - Matters of Aesthetics, Materiality, and Media: Bruno, Giuliana 2014 Chicago: The University of Chicago Press.
- On Weaving (new expanded edition): Albers, Anni 2017 Princeton University Press
Secundária
- Tapestry Conservation: Principles and Practice: Lennard, F. e Hayward, M. 2005 Oxford: Butterworth-Heinemann.