Currículo

Cibercultura - Ciberarte CC

Contextos

Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Estudos Teóricos de Pintura > Optativas IV e V

Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Estudos Teóricos de Pintura > Optativa I

ECTS

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Area Científica: Pintura Grau de Ensino: Licenciatura Duração: Semestral Horas de Contacto: TP 21 + OT 7 horas ECTs: 3 ECTs Nível: I Cibercultura-Ciberarte incide sobre os universos culturais e da criação artística que recorrem principalmente a meios digitais e/ou que se afirmam no espaço digital. Toma como ponto de partida a vida contemporânea na sociedade global em rede, mediada por dispositivos e ferramentas tecnológicas e meios de comunicação, trabalho e produção à distância. Visa identificar e trabalhar conceitos fundamentais, ampliar e aprofundar conhecimentos e casuísticas apropriados à diversificação das possibilidades de entendimento do pensamento plástico, da criação pictórica e da sua divulgação, incentivando a articulação com projetos individuais e coletivos dos estudantes.

Programa

Os conteúdos organizam-se em quatro núcleos temáticos que tutelam abordagens transversais mais particulares. 1. Conceitos fundamentais (cibercultura, ciberarte; ciberespaço; imagética techno; hipertexto; realidade virtual; realidade aumentada; ilusão/imersão; aplicações, interfaces e plataformas; sims, bots e avatares; telepresença; interatividade; arte-ciência-tecnologia. 2. Tópicos históricos da dicotomia arte-máquina, da cibercultura e da ciberarte. 3. Modus operandi – pintura e artes digitais e variantes cibernética, robotizada, generativa, genética, transgénica e em rede. 4. Sintomas da mudança e devir – ficção científica; pensamento especulativo; centros de investigação e projetos.

Método de Avaliação

As aulas são teóricas visando transmitir os conceitos chave, os saberes artísticos, técnicos e científicos, que caracterizam a UC Cibercultura - Ciberarte. É utilizada a comunicação educacional direta, método de exposição oral presencial, recorrendo ao discurso informo e scripto. Os critérios das avaliações são indissociáveis da actividade projectual, da participação presencial, bem como da capacidade expositiva. A Classificação Final resultará de duas Avaliações Periódicas (cada 30 %), uma Avaliação Contínua (20 %) e uma Avaliação Final (20 % ), assente no acompanhamento tutorial presencial, contudo segundo Regulamento Pedagógico em vigor, podem ser dispensados da Avaliação Final os alunos que satisfaçam o conjunto de critérios anteriormente descritos.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Art + Science Now: Wilson, Stephen 2010 ISBN: 9780500289952
  • Art of the digital age: Wands, Bruce 2006 ISBN: 0500238170
  • The Information Bomb: Virilio, Paul 2005 ISBN-10: 1844670597
  • The Wretched of the Screen: Steyerl, Hito 2012 ISBN: 9781934105825
  • After the Machine, Visual Arts and the Erasing of Cultural Boundaries: Orvell, Miles 1995 ISBN-10: 0878057552
  • Photo Fiction: Laruelle, François 2012 ISBN-10: 1937561119
  • On the Existence of Digital Objects: Hui, Yuk 2016 ISBN: 9780816698912
  • Virtual Art. From Illusion to Immersion: Grau, Oliver 2003 ISBN: 9780262572231
  • Into the Universe of Technical Images: Flusser, Vilém 2011 EAN: 9780816670215
  • The Exform: Bourriaud, Nicolas 2016 ISBN: 9781784783808
  • New Dark Age: Technology and the End of the Future: Bridle, James 2018 ISBN: 9781786635488
  • Speculations V - Aesthetics in the 21st Century: Askin, Ridvan 2014 ISBN-13: 9780692203163
  • Reframing Consciousness - Art, mind and technology: Ascott, Roy 1999 ISBN: 9781841500515
  • Machine Learning - The New AI: Alpaydin, Ethem 2016 ISBN: 9780262529518

Secundária

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2.º Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2025/2026 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre